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dc.contributor.advisorDiz, Henrique Manuel Moraispor
dc.contributor.authorLourenço, Diogo Miguel Malheiro Barros Párispor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:46:20Z-
dc.date.available2011-04-19T13:46:20Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1739-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractEste trabalho visa demonstrar que o Design pode ser um factor estratégico de uma empresa com vista a atingir Qualidade dos seus Serviços. Como unidade de negócio, num espaço de quatro anos (2004 a 2008) teve quebra de volume de facturação na ordem dos 95%, uma análise a esta área tornava-se vital. Assim, foi adaptado e utilizado o instrumento de avaliação SERVQUAL com o objectivo de avaliar a qualidade esperada e percebida pelos clientes/consumidores desse serviço, com especial discussão dos resultados do GAP 5 dessa escala. O número de inquiridos analisados neste trabalho corresponde a 55% dos clientes da área de um total de 40 questionários enviados via e-mail, fax e telefone. Espera-se especial atenção às conclusões observadas no final do trabalho, pois muito do sucesso futuro dessa área poderá advir daí.por
dc.description.abstractThe aim of this project its to show that Design can be a strategic factor for a company to reach a higher Quality of services. Since in the last four years (2004 – 2008) this business unit had a 95% decrease in profitability, it seems crucial to analyse this situation. Thus, SERVQUAL was used as a tool to measure the expectations and the perceptions of its clients/consumers in terms of the quality of that service, with special discussion of that scale’s GAP5. The number of clients who answered the questionnaire corresponds to 55% in 40 surveys sent by e-mail, fax and telephone. Special attention will be paid to the conclusions because the success or failure of this business unit can depend on them.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000229770por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão industrialpor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectSatisfação do consumidorpor
dc.titleDesign como unidade de negócios na X Consultorespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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