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Título: Implementação do SAP/R3, para a venda e distribuição na Martifer Solar
Autor: Vidal, Ana Filipa Gaspar
Orientador: Ferreira, Carlos Manuel dos Santos
Palavras-chave: Gestão industrial
Planeamento estratégico
Vendas
Distribuição de mercadorias
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Numa empresa, para dar suporte às diferentes unidades de negócio, existem várias aplicações. Neste caso a informação fica isolada em cada um dos módulos, o que impede qualquer análise conjunta de toda a informação. Existem muitas vantagens em utilizar uma ferramenta única de forma a possibilitar o cruzamento de dados e a integração de toda a informação. No caso de não ser possível ter todos os processos de negócio com a mesma ferramenta, para que exista a integração da informação, é necessário recorrer a interfaces entre as aplicações. O SAP/R3 é uma ferramenta transversal e muito aceite pelos grandes grupos empresariais, devido à sua adaptação às diferentes áreas de negócio, não sendo uma ferramenta totalmente fechada estão em constante evolução aliando a sua eficiência às melhores práticas de gestão. A par dos Grupos de grande dimensão também o grupo Martifer sentiu a necessidade de implementar o SAP\R3 para dar suporte à gestão dos seus processos empresariais. O objectivo deste relatório prende-se com a necessidade de reflectir o trabalho realizado na implementação do SAP/R3 nas empresas do Grupo Martifer de Portugal e de Espanha e uma vez que, o trabalho na empresa foi feito ao nível do módulo de Vendas e Distribuição (SD), a incidência será dada ao mesmo. A empresa escolhida como caso de estudo foi especificamente a Martifer Solar visto representar todos os modelos de venda utilizados no Grupo. Os módulos SAP R3 são integrados e suportam os processos que permitem a uma organização evoluir para uma infrastrutura e funcionalidade para a gestão e integração global da rede de aprovisionamento. O módulo de SD cobre todos os processos relacionados com as actividades de venda, expedição e facturação e permite aos responsáveis de venda tomarem decisões estratégicas e operacionais. Foi criado o projecto UNIK, com uma duração de 6 meses e construída uma equipa multifuncional composta por uma consultora especializada, por uma equipa de sistemas do grupo e por pessoas do negócio. Foi feito o levantamento dos processos de venda e consequentemente identificados três modelos: produtos, serviços e soluções. O desenho do sistema foi feito de modo a cobrir todas as necessidades destes modelos. Como oportunidade de melhoria foram apresentadas várias aplicações SAp compatíveis com o SAP/R3 e destacou-se o SCM. Como conclusão destacou-se as mudanças que traz um projecto desta natureza à organização e como trabalhos futuros foi proposto uma análise dos factores críticos de sucesso a par de, uma melhoria da documentação do projecto e de um inquérito de satisfação aos utilizadores finais. ABSTRACT: In a company, to support different business units, there are several applications. In that case the information stay isolated in each module, which prevents any joint analysis of all information. The use of a unique tool brings many advantages, allow the linking of data and integration of all information. If you cannot have all the business processes with the same tool, so that there is integration of information, we use the interfaces between applications The SAP/R3 is a crossing tool very accepted by big business groups, because of their adaptation to different areas of business. It´s not a fully and closed toll, but it is in constant evolution combining the efficiency of best management practices. A pair of big Groups also Martifer Group felt the need to implement the SAP \ R3 to support the management of their business processes. The purpose of this report is the need of reflect the work done in the implementation of SAP/R3 at the Martifer Group companies of Portugal and Spain, because the work in the company was done in the Sales and Distribution Module (SD), the focus will be given to it. The company chosen as study case was specifically the Martifer Solar because represents all model sale used in the Group. SAP R3 modules are integrated and support the processes that enable an organization to develop an infrastructure and functionality for managing and integrating global supply network. The SD module covers all processes related with sales, shipping and invoicing and allows those responsible for selling strategic and operational decisions. UNIK was name of the project. Lasted for a period of 6 months, was built a multifunctional team. The collection of the processes of sale was made and consequently identified three models: products, services and solutions. The design of the system was made to cover all the needs of these models. As an opportunity for improvement was suggested the applications of Supply Chain Management (SCM) with SAP/R3. In conclusion are emphasized the changes that brings a project of this nature to the organization and as a future work was proposed an analysis of critical success factors in addition to, improved documentation of the project and a survey of satisfaction to end users.
Descrição: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/1732
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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