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http://hdl.handle.net/10773/17329
Title: | Reconhecimento gestual por câmaras 3D para interação humano-computador |
Author: | Nascimento, João David Macedo do |
Advisor: | Borges, Abílio Manuel Ribeiro |
Keywords: | Engenharia mecânica Visão artificial Imagens tridimensionais Interacção homem-computador |
Defense Date: | 4-Jan-2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A interação entre um utilizador e um programa (software) é um assunto com destaque e importância desde a criação do computador pessoal. Normalmente a interação é feita através de um teclado e um rato. Nesta dissertação pretende-se explorar e descrever diferentes alternativas para reconhecimento, deteção e identificação de gestos das mãos, para posterior implementação de comandos em diferentes aplicações informáticas e quadros interativos.
Para reconhecimento de gestos, realizou-se o estudo da geometria da mão, identificação da mão esquerda e da mão direita, utilizando imagens em profundidade obtidas pela câmara Kinect. Para reconhecimento da cor da pele recorreu-se a imagens a cores utilizando um método probabilístico de reconhecimento de pele. Para manipulação e comando de diferentes aplicações informáticas, nomeadamente o PowerPoint, foram desenvolvidos diferentes algoritmos para o reconhecimento de movimentos e gestos da mão esquerda e direita em tempo real. The interaction between the user and the program (software) it’s been a subject of extreme importance since the creation of the personal computer. Normally the interaction it’s made using a keyboard and a mouse. This thesis aims to explore and describe different alternatives for recognition, detection and identification of hand gestures, so it can be implemented in commands for a diverse number of informatics applications as also interactive whiteboards. For gestures recognition, it was made the study of the hand geometry, the identification of the right hand and the left hand, using depth images obtained by the Kinect camera. For the skin color recognition it was used a probabilistic method. For the manipulation and command of different informatics applications, like PowerPoint, were developed different algorithms for the recognition of movements and gestures by right and left hand in real time processing. |
Description: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17329 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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