Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17329
Title: Reconhecimento gestual por câmaras 3D para interação humano-computador
Author: Nascimento, João David Macedo do
Advisor: Borges, Abílio Manuel Ribeiro
Keywords: Engenharia mecânica
Visão artificial
Imagens tridimensionais
Interacção homem-computador
Defense Date: 4-Jan-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A interação entre um utilizador e um programa (software) é um assunto com destaque e importância desde a criação do computador pessoal. Normalmente a interação é feita através de um teclado e um rato. Nesta dissertação pretende-se explorar e descrever diferentes alternativas para reconhecimento, deteção e identificação de gestos das mãos, para posterior implementação de comandos em diferentes aplicações informáticas e quadros interativos. Para reconhecimento de gestos, realizou-se o estudo da geometria da mão, identificação da mão esquerda e da mão direita, utilizando imagens em profundidade obtidas pela câmara Kinect. Para reconhecimento da cor da pele recorreu-se a imagens a cores utilizando um método probabilístico de reconhecimento de pele. Para manipulação e comando de diferentes aplicações informáticas, nomeadamente o PowerPoint, foram desenvolvidos diferentes algoritmos para o reconhecimento de movimentos e gestos da mão esquerda e direita em tempo real.
The interaction between the user and the program (software) it’s been a subject of extreme importance since the creation of the personal computer. Normally the interaction it’s made using a keyboard and a mouse. This thesis aims to explore and describe different alternatives for recognition, detection and identification of hand gestures, so it can be implemented in commands for a diverse number of informatics applications as also interactive whiteboards. For gestures recognition, it was made the study of the hand geometry, the identification of the right hand and the left hand, using depth images obtained by the Kinect camera. For the skin color recognition it was used a probabilistic method. For the manipulation and command of different informatics applications, like PowerPoint, were developed different algorithms for the recognition of movements and gestures by right and left hand in real time processing.
Description: Mestrado em Engenharia Mecânica
URI: http://hdl.handle.net/10773/17329
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reconhecimento gestual por câmaras 3D para interação humano-computador..pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.