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http://hdl.handle.net/10773/17253
Title: | Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB |
Author: | Virgílio, Susana Raquel Neves |
Advisor: | Rodrigues, Ana |
Keywords: | Pensamento crítico Avaliação da aprendizagem Tecnologia da educação Ensino básico 1º ciclo Educação em ciências |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de
intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades
Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de
Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção,
planeamento, implementação e avaliação de uma sequência
didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de
Informação e Comunicação [TIC].
A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla
estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação
e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias
sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Como orientações teóricas que suportam a sequência didática
desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o
Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância
da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações
CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa.
Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação
recaíram sobre:
(i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a
exploração de temáticas de ciências através das TIC;
(ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação
e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível
de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores;
(iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação
e avaliação do projeto de intervenção-investigação no
desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a
concebeu e implementou.
O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da
metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de
dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por
questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a
análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto,
recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA.
Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos
dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve
efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao
nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores,
relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos
no desenvolvimento profissional da professora-investigadora,
através da verificação do desenvolvimento de competências como
profissional de educação e investigação. Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17253 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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