Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorCruz, Daniela Santospt
dc.date.accessioned2017-04-06T14:55:02Z-
dc.date.available2017-04-06T14:55:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17209-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop the phonological awareness of children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the manipulation of syllables, their components and phonemes, the correspondence grapheme/phoneme and the study of rhyme. We collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to use rhymes in reading and writing, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the rhyme and developed competences related to the phonological awareness, which led to a better performance in reading and writing.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem da leiturapt
dc.subjectAprendizagem da escritapt
dc.subjectFonologiapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectRimas - Consciência fonológicapt
dc.subject.otherLeiturapt
dc.subject.otherEscritapt
dc.subject.otherConsciência fonológicapt
dc.subject.otherRimapt
dc.subject.other1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.subject.otherReadingpt
dc.subject.otherWritingpt
dc.subject.otherPhonological awarenesspt
dc.subject.otherRhymept
dc.subject.otherPrimary educationpt
dc.titleRimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201571838-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.