Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespt
dc.contributor.authorNeves, Marisa Isabel Moutinhopt
dc.date.accessioned2017-04-06T12:44:03Z-
dc.date.available2017-04-06T12:44:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17195-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de articulação entre as Unidades Curriculares de Seminário de Investigação Educacional e de Prática Pedagógica Supervisionada e enquadra-se na temática das Ciências. A questão de investigação formulada que serviu como ponto de partida do estudo foi: Quais os contributos das atividades propostas para o desenvolvimento de conhecimentos sobre plantas e capacidades de pensamento em crianças do pré-escolar? Para dar resposta à questão foi criada, planificada, implementada, validada e avaliada uma proposta didática sobre as plantas. A implementação decorreu num grupo heterogéneo de 20 crianças, tendo uma delas necessidades especiais, do pré-escolar. Este estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Recorremos a um planeamento de Investigação-Ação e a diferentes técnicas e instrumentos de investigação, designadamente, o Diário da Educadora/Investigadora, gravações de áudio, folhas de registo das crianças e registo fotográfico. Os dados recolhidos permitiram caracterizar os conhecimentos das crianças: estas tinham algumas ideias prévias sobre as plantas e a função de cada uma das suas partes constituintes, apesar de não terem ainda uma noção rica da diversidade das mesmas. As atividades propostas conseguiram alargar os conhecimentos sobre plantas da maioria das crianças, tendo, como resultado uma mais vasta noção de diversidade das mesmas. Observou-se, também, que houve desenvolvimento de algumas capacidades de pensamento, como identificar exemplos, semelhanças e diferenças entre plantas diversas, a comparar características das mesmas e/ou entre partes constituintes, e a prever o processo de germinação. Destes resultados pode concluir-se que as atividades implementadas, de um modo geral, contrubuíram para o aumento de conhecimentos sobre plantas e o desenvolvimento de algumas capacidades de pensamento em crianças de pré-escolar. Este estudo constitui-se como um modesto contributo de como promover alguns conhecimentos e capacidades de pensamento desde os primeiros anos.pt
dc.description.abstractThis work was developed under Master’s degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, in a perspective of coordination between the Curricular Units of Educational Research Seminar and Supervised Pedagogical Practice and also fits the Sciences theme. On the matter of investigation, it was formulated: What are the contributions of the proposed activities for the development of knowledge about plants and thinking skills in preschool children? In order to address these issues, was created, planned, implemented, validated and evaluated a didactic proposal about plants. The implementation was applied on a heterogeneous group of 20 children, one of them a special needs child, in preschool. This study fits on an approach of the qualitative nature. We resorted to an action research planning and different techniques and research tools, in particular, the Journal of Educator / Researcher, audio recordings, children record sheets and photographic records. The data collected allowed to characterize the children’s knowledge: they already had some basic notions about plants and the role of each of its constituent parts, although they not yet have a rich notion of plants diversity. The proposed activities were able to expand their knowledge about plants for the majority of children, resulting on a wider notion of their diversity. It was observed that there was some development of some thinking skills, like identifying examples, similarities and differences among various plants, comparing their characteristics and/or between constituent parts, and to predict the germination process. In general, from these results it can be concluded that the implemented activities contributed to an increase of knowledge about plants and the development of some thinking skills in preschool children. This study was established as a modest contribution to promote some knowledge and thinking skills from the early years.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLiteracia científicapt
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectPlantaspt
dc.subject.otherEducação em Ciênciaspt
dc.subject.otherEducação Pré-Escolarpt
dc.subject.otherLiteracia Científicapt
dc.subject.otherPlantaspt
dc.titleA temática das plantas na educação pré-escolar: desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamentopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201586398-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marisa Moutinho.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.