Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17192
Title: Banda desenhada, leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico
Author: Sousa, Janeth Ferreira de
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Banda desenhada
Expressão escrita
Desenvolvimento das competências
Narrativa
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretendia desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em alunos a frequentar o 3º ano de escolaridade (1.º Ciclo do Ensino Básico), através da exploração da estrutura da narrativa a partir de bandas desenhadas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que exploramos as características da banda desenhada e a estrutura da narrativa. Paralelamente, envolvemos os alunos em atividades de leitura e produção de bandas desenhadas. Recolhemos dados relativos aos conhecimentos que tinham adquirido sobre a estrutura da narrativa e as características da banda desenhada a sua capacidade de os usar em situações de leitura e escrita, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre estes dois tópicos e eram capazes de os utilizar na análise de bandas desenhadas e na sua produção.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension and written expression in pupils attending Primary Education (3rd grade) through the reflection on the structure of the narrative and the exploration of comics. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we explored comics taking into account the characteristics of the genre and the structure of narrative texts. The pupils were also encouraged to produce their own comics. We collected data on the knowledge on the structure of narrative texts and the characteristics of comics the pupils acquired and their ability to use them in reading and writing comics, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had acquired knowledge on those topics and were able to use them in reading and writing comics.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17192
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janeth_RelatórioFinal_Defesa.pdf5.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.