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dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorDomingues, Daniela Filipa Duartept
dc.date.accessioned2017-04-06T12:03:36Z-
dc.date.available2017-04-06T12:03:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17191-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretende desenvolver a consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos). Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre o reconhecimento e a manipulação de palavras, sílabas e constituintes silábicos, a partir da exploração de cantigas de roda. Paralelamente, envolvemos as crianças em atividades de lecto-escrita. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho, a partir das atividades em que participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que contribuíram para a melhoria do seu desempenho em lecto-escrita.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop the phonological awareness of 3-5 year-old children attending kindergarten. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the identification and manipulation of words, syllables and syllabic components, through the exploration of round songs. At the same time, children were involved in situations concerning reading and writing. We collected data concerning the children performance, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had developed their phonological awareness, which led to a better performance in written communication.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectConsciência fonológicapt
dc.subjectLinguagem oralpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectCantigas de rodapt
dc.subject.otherLinguagem Oral e Abordagem à Escritapt
dc.subject.otherConsciência fonológicapt
dc.subject.otherCantiga de rodapt
dc.subject.otherEducação Pré-Escolarpt
dc.titleCantigas de roda e desenvolvimento da consciência fonológica: um estudo na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201571650-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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