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http://hdl.handle.net/10773/17159
Title: | O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao |
Author: | Fernandes, Alexandre Augusto Vieira |
Advisor: | Breda, Zélia Maria de Jesus |
Keywords: | Estudos chineses Turismo - Ensino - China Sistemas educativos - China |
Defense Date: | 11-Jun-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da
hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais
diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior,
passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto
também apresenta a forma como os programas educativos das escolas
vocacionais estão compostos.
Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação
relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a
revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal
alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao.
Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram
recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes,
fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise
teórica.
Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu
enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico
da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que
a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão
negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez
com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou
um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos
programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional,
o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de
ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da
economia. This project aims to address the education of tourism and hospitality in China. The study main objective is to present the structure of the education of Chinese students in various stages, since the primary school until college, regarding the application process and the way he/she is evaluated. It also presents how educational programs of vocational schools are composed. Initially the project is based on the analysis of documentation related to the Chinese education system and vocational education. Following the literature review a case study was conducted, targeting two vocational schools of tourism and hospitality in the city of Qingdao. Visits were made to the schools allowing to collect additional information for the project, which was not available from other sources, thus providing a critical and documented basis to support the theoretical analysis. It was concluded that tourism and hospitality education in China has undergone enormous changes since it was introduced in the country. China's economic growth has caused a similar growth in the tourism sector, and the demand for tourism professionals has gradually increased. The negative view of the Chinese people regarding this area of education made it less important than others. This caused a reduced growth, giving rise to structural problems of educational programs. Despite the problems in vocational education, in recent years the Chinese government made big investments in terms of money and resources to the vocational education, defending its importance for the healthy growth of the economy. ÍNDICE |
Description: | Mestrado em Estudos Chineses |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17159 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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