Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17119
Título: Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
Autor: Hannel, Kelly
Lima, José Valdeni de
Descalço, Luís
Palavras-chave: Ensino personalizado
MOODLE
Aprendizagem significativa
Subsunçores
Data: 2016
Editora: CINTED - UFRGS
Resumo: A educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17119
ISSN: 1679-1916
Versão do Editor: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70718
Aparece nas coleções: CIDMA - Artigos
AGG - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MoodleKellyValdeniLuisd.pdf1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.