Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/17119
Título: | Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa |
Autor: | Hannel, Kelly Lima, José Valdeni de Descalço, Luís |
Palavras-chave: | Ensino personalizado MOODLE Aprendizagem significativa Subsunçores |
Data: | 2016 |
Editora: | CINTED - UFRGS |
Resumo: | A educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17119 |
ISSN: | 1679-1916 |
Versão do Editor: | http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70718 |
Aparece nas coleções: | CIDMA - Artigos AGG - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MoodleKellyValdeniLuisd.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.