Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17114
Title: Dimensionamento de vigas híbridas metálicas em caso de incêndio
Author: Amaral, Joel Ferreira
Advisor: Lopes, Nuno Filipe Ferreira Soares Borges
Vila Real, Paulo
Keywords: Engenharia civil
Vigas metálicas
Resistência ao fogo
Encurvadura
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação tem como propósito aumentar o conhecimento sobre vigas híbridas metálicas compostas por aço carbono e aço inoxidável, analisar o comportamento à flexão em situação de incêndio e analisar a possível suscetibilidade à ocorrência de fenómenos de instabilidade, em particular a encurvadura lateral. São referidas as vantagens de cada material em termos de comportamento ao fogo e apresentadas propostas de constituições de secções possíveis de modo a explorar mecanicamente a potencialidade dos materiais a atuarem em conjunto. As metodologias de cálculo são preconizadas pelas partes 1-1, 1-2 e 1-4 do Eurocódigo 3 e comparadas com valores obtidos por simulação numérica através do programa de elementos finitos SAFIR. Paralelamente é analisada a resistência à encurvadura lateral obtida e comparada pelos mesmos métodos de cálculo, analítico (Eurocódigo 3) e simulação numérica (SAFIR).
This thesis aims to increase knowledge of híbrid metalic beams, composed of stainless steel and carbon steel, analyze the flexural behavior in fire situation and analyze the possible susceptibility to the occurrence of instability phenomena, in particular the lateral buckling. The advantages of each material are referred in terms of fire behavior and proposals of constitutions sections so as to mechanically exploit the potential of the materials to act together. The calculation methodologies are recommended for parts 1-1, 1-2 and 1-4 of Eurocode 3 and compared with values obtained by numerical simulation using the finite element program SAFIR. The lateral torsional buckling resistance is determined and compared by the surface calculation method and by numerical simulation (SAFIR).
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/17114
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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