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dc.contributor.advisorCoelho, Margarida Isabel Cabrita Marquespt
dc.contributor.authorSoares, Micael Marquespt
dc.date.accessioned2017-03-16T15:37:36Z-
dc.date.available2017-03-16T15:37:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17049-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapt
dc.description.abstractA crescente utilização do transporte individual leva os Municípios a necessitarem de criar métodos e estratégias para combater esses problemas de mobilidade. A Mobilidade Suave revela-se ser uma estratégica eficiente uma vez que a promoção dos modos suaves como andar a pé ou de bicicleta oferece benefícios ao utilizador a nível da saúde e a nível económico. A Região de Aveiro possui caraterísticas e meios que, com o devido incentivo, podem oferecer aos utilizadores condições favoráveis ao uso dos Modos Suaves. A planificação da mobilidade nos Municípios torna-se, nos dias de hoje, essencial para promover uma boa interligação entre polos de atividade. Um dos objetivos desta dissertação consiste em criar cenários de mobilidade suave que têm como finalidade interligar os Municípios e tornar mais eficientes as deslocações entre casa e o trabalho e as deslocações em serviço por parte dos trabalhadores. Após uma revisão bibliográfica acerca do tema da mobilidade suave, analisaram-se os indicadores de mobilidade suave aplicados aos Municípios da Região de Aveiro. Seguidamente foi desenvolveu-se um inquérito aos hábitos de mobilidade dos funcionários dos Municípios, bem como uma análise dos poluentes emitidos nessas deslocações. Por fim, desenvolveu-se uma plataforma que contém a informação presente na dissertação com objetivo de permitir a consulta a uma maior população. De um modo geral conclui-se que os Municípios da Região de Aveiro possuem recursos suficientes para promover a utilização dos Modos Suaves de transporte. Em relação ao inquérito realizado aos funcionários desta Região verificou-se um uso excessivo do automóvel em distâncias curtas, principalmente no percurso casa-trabalho, o que poderia ser facilmente substituído pela prática dos Modos Suaves, com benefícios em termos de redução das emissões e ainda em termos económicos e sociais.pt
dc.description.abstractThe increasing use of private transport contributes negatively to the mobility in cities. As a consequence municipalities need to create methods and strategies to mitigate these mobility problems. The sustainable mobility can be an efficient strategy once the promotion of active modes (such as walking or cycling) offers benefits to the user in terms of health and economic level. Aveiro Region has features that can provide favorable conditions for the use of active modes. Planning mobility becomes essential to promote a good link between activity centers. The main objective of this Dissertation is to create sustainable mobility scenarios to link the municipalities of Aveiro Region and to promote more efficient trips between home and workplace as well as work trips by municipalities’ personnel. After a literature review on the topic of sustainable mobility, indicators on active modes were analysed for the municipalities of Aveiro Region. The next step was to develop a survey to the mobility patterns of the municipalities’ personnel, as well as to quantify pollutant emissions from these trips. Finally, a plataform on active modes was developed with the information of this Dissertation in order to allow that to a larger population. It was concluded that the municipalities of Aveiro Region have already relevant resources to promote the use of sustainable modes of transport. In relation to the mobility survey, the employees of the municipalities have an excessive use of the car for short distances, especially on the trip home-to-work, which could easily be replaced by the practice of sustainable modes.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia mecânicapt
dc.subjectMobilidade - Áreas urbanas - Sustentabilidade - Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectVias cicláveispt
dc.subjectZonas pedonaispt
dc.subject.otherMobilidade suavept
dc.subject.otherMobilidade sustentávelpt
dc.subject.otherCiclávelpt
dc.subject.otherPedonalpt
dc.subject.otherBicicletapt
dc.subject.otherCicloviapt
dc.subject.otherPólopt
dc.subject.otherMunicípiopt
dc.subject.otherRegião de Aveiropt
dc.subject.otherSustainable mobilitypt
dc.subject.otherCyclingpt
dc.subject.otherPedestrianpt
dc.subject.otherBicyclept
dc.subject.otherBicycle Lanept
dc.subject.otherPolopt
dc.subject.otherMunicipalitypt
dc.subject.otherAveiro Regionpt
dc.titleSistema de informação de mobilidade suave para os municípios da região de Aveiropt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201587050-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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