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http://hdl.handle.net/10773/17038
Title: | Introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola) |
Author: | Lima, Yola Filomena Ferreira Marinheiro |
Advisor: | Ramos, Fernando |
Keywords: | Multimédia em educação Ensino à distância - Angola Ensino superior B-learning E-learning Internet Tecnologias da informação e comunicação |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo teve como finalidade averiguar os principais
problemas com a introdução da educação a distância no Instituto
Superior de Ciências de Educação da Huíla, em Angola, nas suas
principais vertentes: institucional, pedagógica, tecnológica e
operacional. No enquadramento teórico, procuramos aprofundar o
conceito de educação a distância, quer em termos da sua
evolução histórica e modelos. Procurámos, igualmente, relacionar
este conceito com o ensino superior em África, tendo como foco
principal Angola. Do ponto de vista metodológico foram adotados
dois procedimentos: o “Estudo de Caso”, uma vez que
pretendíamos diagnosticar o estado atual do ensino no Instituto
Superior de Ciências da Educação da Huíla e a “Investigaçãoação”
dada a ambição de propor uma oferta educativa na
modalidade de educação a distância na referida instituição de
ensino. De uma forma global, chegamos à conclusão que há
necessidade da instituição definir políticas e responsabilidades
em relação à modalidade de educação a distância. Com base nos
resultados alcançados perspetiva-se a criação de estratégias
para o desenvolvimento da educação a distância nesta
instituição, tendo em conta a formação dos docentes e
estudantes, condições tecnológicas e a construção de
infraestruturas de comunicação que possibilitem a implementação
da educação a distância com suporte das TIC. This study aimed to determine the main problems with the introduction of distance education at the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla, Angola, in its main areas: institutional, pedagogical, technological and operational. In the theoretical context, we seek to deepen the concept of distance education, both in terms of their historical development and models. We tried also to relate this concept with the higher education in Africa, focusing mainly on Angola. From a methodical point of view we adopted two procedures: the "Case Study" as we wanted to diagnose the current state of education in the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla and "Researchaction" given the ambition to propose an educational offer for distance education in that educational institution. Globally, we concluded that there is a need for the institution to set policies and responsibilities in relation to distance education. Based on the results achieved we expect the creation of strategies for the development of distance education in this institution, taking into account teachers and students’ training, technological conditions and the construction of communications infrastructure to enable implementation of distance education with support of ICT |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17038 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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