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dc.contributor.advisorSantinha, Gonçalo Alves de Sousapt
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria Cristina Machadopt
dc.contributor.authorTelha, Márcia Filipa Silvapt
dc.date.accessioned2017-03-10T10:12:42Z-
dc.date.available2017-03-10T10:12:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17013-
dc.descriptionMestrado em Administração e Gestão Públicapt
dc.description.abstractA atual crise financeira, económica e social colocou novamente a Administração Pública no centro do debate sobre a eficiência e o papel do Estado na prestação e gestão dos serviços públicos. É certo que as transformações discutidas (e realizadas) neste processo não são novas, decorrendo já desde a década de 1980 e associadas ao que se designou por Nova Gestão Pública. Neste contexto, expressões como gestão de qualidade, emagrecimento dos serviços e satisfação dos utentes/clientes/consumidores, para citar alguns exemplos, surgem como forma de se desenvolverem e adotarem novos modelos de gestão no seio da Administração Pública. É, pois, no contexto da reforma da Administração Pública que surge a filosofia Lean, asseverando reduzir os gastos públicos e, em simultâneo, aumentar a qualidade e produtividade dos serviços através de uma melhor utilização de recursos. Realçando também a ideia que os cidadãos são cada vez mais exigentes em relação aos serviços públicos. Este trabalho insere-se no contexto de estágio, realizado na Câmara Municipal de Sever do Vouga. O objetivo consiste em compreender se os princípios Lean estão presentes ao nível dos processos no domínio da gestão urbanística de forma a caraterizar e, se possível melhorar a qualidade do serviço prestado. Neste sentido, os processos a analisar foram o pedido de atribuição do número de polícia e o pedido de licenciamento de obras de edificação. Com os resultados alcançados, a realização deste trabalho mostra que é possível reorganizar processos e serviços na Administração Pública através da filosofia Lean, tendo como destaque a eliminação ou redução de desperdício sem prejudicar a qualidade do serviço.pt
dc.description.abstractThe actually financial, economic and social crisis put again the Public Administration in middle of the debate about effectiveness and the paper of the state in instalment and management of public services. Is right that the discussed (and made) transformations in this process isn’t news, passing since of the decade of 1980 and associate – named – new public management. In this way, expressions like quality management, grow thing of services and satisfaction of user/customer/consumer, for example, arising in way of developing and adopting new models of management in midst of public administration. Is, arise the Lean philosophy, asserting reduces the public spending and, in the same time, increase the quality and productivity of services through one best resource use. Highlighting to the idea that citizens are more demanding in relation of public services. This work inserts in context of traineeship, accomplished in the Sever de Vouga town hall. The goal is understating if the Lean principles are presents in level of processes in the field of urbanization management in way of to characterize and, if possible, improvement the quality of services provided. In this sense, the processes to analyses were the request for attribution of police number and application for building permits. With the results achieved, the realization of the this work that is possible reorganize processes and services of public administration through Lean philosophy, having as highlight the elimination or waste reduction without harm the services quality.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração e gestão públicapt
dc.subjectAdministração local - Sever do Vouga (Portugal)pt
dc.subjectServiços públicos - Avaliaçãopt
dc.subjectEliminação de resíduospt
dc.subject.otherModelos de gestãopt
dc.subject.otherQualidadept
dc.subject.otherServiços públicospt
dc.subject.otherLeanpt
dc.subject.otherCriação de valorpt
dc.subject.otherDesperdíciopt
dc.subject.otherMelhoria contínuapt
dc.subject.otherManagement modelspt
dc.subject.otherQualitypt
dc.subject.otherPublic servicespt
dc.subject.otherLeanpt
dc.subject.otherValue creationpt
dc.subject.otherWastept
dc.subject.otherContinuous improvementpt
dc.titleAplicação dos princípios Lean numa autarquia: o caso da CMSVpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934671-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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