Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Nilzapt
dc.contributor.authorAndré, Anilda Mariana Chivucuvucopt
dc.date.accessioned2017-03-08T14:48:38Z-
dc.date.available2017-03-08T14:48:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16995-
dc.descriptionDoutoramento em Educação - Supervisão e Avaliaçãopt
dc.description.abstractO cenário atual sobre a temática da qualidade do ensino superior em Angola gera ainda preocupações, pese embora esforços que têm sido feitos pelos decisores nacionais no sentido de a legislar e operacionalizar. A avaliação da qualidade e a forma como os sistemas internos de garantia dessa qualidade podem facilitar a implementação de políticas e reformas estruturais no ensino superior em Angola constitui a questão central desta investigação. O estudo, de natureza exploratória com técnicas mistas de recolha de dados (inquérito por questionário, entrevista semiestruturada e análise documental), foi desenvolvido entre setembro de 2013 e março de 2014 em 7 províncias de Angola perfazendo o envolvimento de quatro instituições de ensino superior públicas. Analisamos os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) das respetivas instituições, trabalhamos com uma amostra de 479 estudantes de licenciatura, 99 docentes que desempenhavam também funções de gestão intermédia, e 11 gestores e/ou responsáveis educativos de topo. Foi ainda feita a análise documental relevante para a temática, destacando-se a dos Planos de Desenvolvimento institucional das universidades envolvidas. O estudo evidencia que o fenómeno da qualidade no ensino superior é multivariado e dinâmico na medida em que as dimensões a serem tidas em conta são diferentes consoante os atores em causa. Por exemplo, para os estudantes, dimensões nucleares dessa qualidade são a “adequação da qualificação e perfil dos docentes”, a “adequação da qualificação e perfil do pessoal não docente”, para os docentes a “definição e garantia da qualidade formativa”, a “investigação e desenvolvimento”, e para os gestores de topo a “política e objetivos”, o “regime académico”, entre outros. Ainda assim surgem aspetos transversais aos três públicos inquiridos, nomeadamente a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação usadas nas aulas. De salientar que os atores do estudo manifestaram e/ou identificaram aspetos da gestão da qualidade, por exemplo a investigação científica, que não correspondem à legislação nacional e internacional. Os resultados obtidos constituem pontos de discussão para uma reflexão mais fundamentada no sentido da melhoria dos sistemas internos de garantia de qualidade, em particular nas quatro instituições em causa, e a sua inclusão nos respetivos Planos de Desenvolvimento Interno. Podem igualmente constituir um promotor da operacionalização da implementação de mecanismos/estratégias de avaliação da qualidade nas instituições para as instituições de ensino superior das restantes províncias angolanas, nomeadamente daquelas que ainda não tiveram tempo de implementar os seus sistemas internos de garantia de qualidade, dada a recente expansão do ensino superior no nosso País.pt
dc.description.abstractThe current situation on the issue of quality of higher education in Angola still raises concerns, despite the efforts that have been made by national decision-makers towards legislating and operationalization. The quality evaluation and how internal systems of quality assurance facilitate the implementation of policies and structural reforms in higher education in Angola, is the central issue of this research. The study is exploratory and uses mixed techniques of data collection (inquiry by questionnaire and interview). The study was developed between September 2013 and March 2014 in 7 provinces of the Republic of Angola with the involvement of four public higher education institutions from that country. We work with a sample of 479 college students, 99 teachers who also combine middle management functions, and 11 managers who combine high management functions. It was also made a document analysis to the theme, highlighting the Internal Development Plans of each university involved. The results show that the phenomenon of quality in higher education is multivariate and dynamic and the dimensions to be taken into account are different depending on the perspective of each educational actor. For example, for the students quality nuclear dimensions are the "adequacy of qualification and profile of teachers", the "adequacy of qualification and profile of non-teaching staff"; for the teachers the nuclear dimensions are "define and guarantee quality training," "research and development "; and to high managers we can we find dimensions like "policy and objectives”, "academic system", among others. However, transversal aspects still arise among the three actors, namely the “quality of teaching-learning and evaluation strategies used in the classroom”. Should be noted that study of the actors expressed and / or identified quality management aspects, such as scientific research, which do not correspond to national and international legislation. The results we obtain from this research may constitute starting points to be discussed towards a more fundamental reflection for the improvement of internal quality assurance systems, in particular in the four institutions concerned, and their inclusion in the respective Internal Development Plans. The results may also promo the implementation of mechanisms/strategies to evaluate quality in higher education institutions of higher education institutions in other Angolan provinces, particularly in those which have not had time to implement their internal quality assurance systems, given the recent expansion of higher education in our country.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationINABEpt
dc.relationInstituto Camões de Portugalpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superior - Angolapt
dc.subjectAvaliação da qualidadept
dc.subjectQualidade do ensinopt
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectGestão públicapt
dc.subjectUniversidades - Angolapt
dc.subject.otherUniversidades angolanaspt
dc.subject.otherPolíticas e gestão de ensino superiorpt
dc.subject.otherSistemas internos de garantia de qualidade (SIGQ)pt
dc.subject.otherAvaliaçãopt
dc.subject.otherAngolan universitiespt
dc.subject.otherHigher education policy and managementpt
dc.subject.otherInternal quality assurance systemspt
dc.subject.otherAssessmentpt
dc.titleAvaliação da qualidade em instituições de ensino superior públicas angolanaspt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101423098-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VersaoFinal_09Out16 (1).pdf5.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.