Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandespor
dc.contributor.authorTavares, Maria da Conceição da Costapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:45:37Z-
dc.date.available2011-04-19T13:45:37Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1693-
dc.descriptionMestrado em Gestãopor
dc.description.abstractConceitos como desenvolvimento sustentável e compras ecológicas começam a fazer parte do nosso quotidiano. A aquisição ambiental tem um papel fundamental na redução dos impactos ambientais negativos no consumo ao enfatizar a redução da aquisição e a selecção de alternativas ambientais. A sua aplicação nas autoridades locais está a ser dirigida pela Agenda Local 21. Evidenciando os benefícios de recorrer às aquisições ambientalmente orientadas, de modo a aumentar o desempenho ambiental e sustentável das organizações, este trabalho pretende mostrar a importância destas práticas ao nível das nossas escolas. Estas organizações podem, e devem, ser indutores de mudanças comportamentais pelo exemplo de boas práticas a outros sectores da sociedade bem como pelo papel decisivo que desempenham como promotores de comportamentos sustentáveis. Neste sentido foi desenvolvido um questionário por entrevista a escolas do Distrito de Aveiro de forma a diagnosticar a situação actual das aquisições ecológicas nas escolas, enquanto instituições públicas. Os principais resultados demonstram um muito fraco nível de adopção de práticas de aquisição ambientalmente orientadas e desconhecimento destas (novas) práticas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável e organizacionais. ABSTRACT: Concepts such as sustainable development and green procurement start to be a part of our routine. The environmental purchase plays a fundamental role in reducing the environmental impacts in the consumerism by emphasizing the reduction of acquisition and selection of environmental alternatives. Its application in the local authorities is being directed by the Local Agenda 21. By demonstrating the benefits of using an environmental orientated procurement, in order to increase the environmental and sustainable performance of organizations, this work intends to demonstrate the importance of such practices at the level of our schools. These organizations may, and should, lead to a change in conducts, through examples of good practice to other areas of society, as well as through the fundamental role that they play as promoters of sustainable behaviours. Thus, a questionnaire by interview to schools in the Aveiro district was conducted in order to diagnose the current situation of environmental purchases in schools as public institutions. The main findings show a very weak level of adoption of environmentally orientated acquisition practices and the lack of awareness in relation to these (new) public and organizational practice policies of sustainable development.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000229911por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectPolítica ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.titleDesenvolvimento sustentável e agenda 21 local: estudo exploratóriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001425.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.