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http://hdl.handle.net/10773/16882
Title: | O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo |
Author: | Ferreira, Iria Catarina Tavares |
Advisor: | Oliveira, Inês Guedes de |
Keywords: | Design Design - Desenvolvimento da educação Design - Jogos infantis |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O estudo aqui apresentado tem como principal
nalidade recorrer ao design para o
desenvolvimento da educação socio emocional,
com o objetivo de promover o bem-estar
pessoal e interpessoal.
Numa sociedade atual da informação onde o
saber fazer é um fator identi cador do ensino,
identi ca-se que o saber ser apresenta diversos
dé ces, nomeadamente no desenvolvimento
do ser humano enquanto cidadão completo.
Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de
um jogo em que o foco é o desenvolvimento
emocional positivo das crianças. Assim, o jogo tem como nalidade ajudar crianças, com
idades entre os 8 e os 10 anos que se encontram
numa fase de pré-adolescência, a identi carem
e aprenderem a lidar com as diferentes
emoções em si próprios e nos seus pares.
O design desempenha aqui um papel
primordial, pois facilita a utilização de uma
linguagem expressiva e visual, com um alto teor
estético, onde a interpretação é intuitiva e
estimulante. Deste modo, este jogo tem como
referência os jogos analógicos de tabuleiro e
cartões, onde os jogadores interagem entre eles
por meio de regras que estimulam a
interatividade interpessoal e social, bem como o
respeito pelo outro. The study presented here is primarily intended to appeal to design the development of social emotional education, in order to promote personal and interpersonal well-being. A current information society where know-how is an identi er factor of education, it is a fact that knowledge presents several de cits, including the development of human beings as full citizens. In this sense, this study serves as a proposal for a game in which the focus is on positive emotional development of children. The game is intended to help children, aged between 8 and 10 years who are almost teenagers, to identify and learn how to deal with di erent emotions in themselves and in their peers. The design plays a major role, because it makes the use of an expressive and visual language with a high aesthetic content, where the interpretation is intuitive and exciting. Thus, this game makes reference to the analog board games, where players interact with each other through rules that encourage interpersonal and social interaction as well as respect for others. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16882 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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