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Title: Turismo no Minho: uma abordagem de rede
Author: Menezes, Maria do Rosário Sousa Coutinho de Calheiros e
Advisor: Costa, Carlos
Keywords: Gestão do turismo
Destinos turísticos
Gestão de recursos
Marketing
Desenvolvimento regional
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A diversificação existente na Natureza devido á sua multiplicidade leva a criação de especificidades quer no homem, quer nas culturas, quer na maneira como ocupam o espaço. Deste modo, os vários espaços e agentes económicos intervenientes criam interdependências fortes entre eles, que lhes permite um alcance mais rápido no encontro de formas mais eficazes e potencializando novas formas de relacionamento na gestão do território. O crescimento e desenvolvimento não são paralelos, não surgem simultaneamente, pelo que o desenvolvimento espacial tende a ser desigual, quer os factores que o regem sejam evitáveis ou inevitáveis. Para podermos superar deste modo a desigualdade existente, torna-se essencial apostar na mobilidade dos vários recursos, sejam eles humanos, materiais, tecnologias e informação. O desenvolvimento espacial é, assim, resultado quer de factores naturais quer de factores construídos, estes mais recentes resultantes da acção do Homem. Pelo que surge assim a disponibilidade e acumulação de factores imateriais. A intervenção humana sobre o território, contribui para diferenciar e potencializar os seus diferentes componentes, surgindo deste modo neste estudo com características equiparadas às de uma organização que com os seus variados recursos e intervenientes pretende tornar-se mais dinâmica e cativante. Dentro do território, neste caso, foi dada especial atenção á rede turística por se encontrar uma grande similaridade entre as características desta indústria e as potencialidades de análises da network approach, procurando deste modo apurar a interacção entre esta mesma rede turística e o território onde esta se desenvolve, dentro da rede turística seleccionou-se como caso de estudo: Turihab - Associação de Turismo de Habitação. Portanto, em termos científicos, este estudo, centra-se nas diversas influências protagonizadas pela relação entre as dinâmicas territoriais e turísticas englobadas numa rede, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento na área turística e territorial, demonstrando toda a sua multidisciplinaridade com a conexão entre marketing, administração territorial e turismo. ABSTRACT: The diversity which exists in nature due to its multiplicity, eventually leads on to the creation of specificities, be it in man, culture or the way they occupy space. Within this frame, several spaces and economic agents, build up strong interdependencies, allowing a quicker reach of relevant solutions of relationship in the territorial organization. The development and growth are not parallel, they do not happen simultaneously, resulting in the fact that spatial development has a tendency to be uneven, regardless weather the conditioning factors are evitable or inevitable. In order to overcome the apparent differences, it becomes essential to empower the mobility of several resources, being those human, material, and technological or information. The spatial development is, in this way, due to either natural or built factors, the most recent, due to Mans’ interaction. As a result appears the availability and accumulation of immaterial factors. The human intervention on the territory, contributes to differentiate and empower the different components, revealed in this study with characteristics similar to one of an organization, which with its’ various resources and intervenients, hopes to become more dynamic and attractive. Within the territory, in this case, special attention was given to the touristic network by showing a great similarity between the characteristics of this industry and the potentiality of analysis of the network approach, hence intently revealing and defining the interaction between this same touristic network and the territory where it’s developed, inside the touristic network, Turihab was selected as a case study. Therefore, in scientific terms, this study focuses on several influences embodied by the relation between territorial and touristic dynamics inserted in a network, thereby attempting to better knowledge of the touristic and territorial areas, exposing the multidisciplinary aspect with connections between marketing, territorial administration and tourism.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/1685
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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