Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBettencourt, Teresapt
dc.contributor.authorAbreu, Jhonny Gregório Vieirapt
dc.date.accessioned2017-02-16T13:27:00Z-
dc.date.available2017-02-16T13:27:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16830-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Biologia e Geologiapt
dc.description.abstractA sociedade atual sofreu enormes mudanças nos últimos anos e, devido a isso, os desafios impostos à Educação são cada vez maiores. Atualmente os alunos têm um maior acesso a informações e, como tal, é necessário repensar os métodos que são utilizados pelos professores nas aulas, para que os alunos possam aplicar a diversidade de conhecimentos que possuem e se sintam integrados no processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho investigativo, implementado numa turma de 10.º ano de escolaridade, procurou distanciar-se de práticas tradicionais, recorrendo à Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e à Georreferenciação no programa Google EarthTM, para o estudo da Sismologia. Desta forma, ao longo das aulas que envolveram a investigação, foi dada a oportunidade aos alunos de construírem os seus próprios conhecimentos, através de um trabalho colaborativo. De forma geral, as finalidades da investigação, consistem em avaliar as competências que os alunos desenvolvem ao longo das aulas e verificar o desempenho dos alunos e do professor, uma vez que, os alunos são os responsáveis pela construção das suas aprendizagens e o professor unicamente se representa como tutor de todo este processo. Para tal, foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como observação, análise documental e questionários. Através da sua análise, conclui-se que as finalidades definidas foram alcançadas, tendo os alunos conseguido aperfeiçoar principalmente competências como tomadas de decisão, poder de síntese, autonomia, capacidade de recolha e análise de informações, interajuda, trabalho em equipa e ainda a defesa de ideias. Quanto à inversão de papéis entre alunos e professor, denotou-se que ambos conseguiram distanciar-se de hábitos originados num ensino tradicional, o que lhes permitiu trabalhar em parceria e construir as aprendizagens desejadas, num ambiente de maior interesse, empenho e motivação. Today's society has suffered enormous changes in recent years and because of this, the challenges of education are increasing. Nowadays students have greater access to information and, as such, it is necessary to rethink the methods that are used by teachers in the classroom, so that students can apply the diversity of knowledge they have and feel integrated in the process of the teaching and learning. This investigation work, was implemented in a class of 10th grade, the purpose was to get distance from the traditional practice, through the Problem Based Learning (PBL) and Georeferencing Google EarthTM program for the study of seismology. So, during the lessons which involved research, the opportunity was given to the students to construct their own knowledge through collaborative work. In general, the purpose of the research is to assess the skills that students develop during classes and check the performance of students and the teacher, since students are responsible for the construction of their learning and the teacher acts only as the tutor of the whole process. There fore, we used various techniques and data collection tools such as observation, document analysis and questionnaires. Through its analysis, it is concluded that the goals have been achieved, with students mainly achieving perfect skills such as decision making, synthesis power, autonomy, collection capacity and analysis of information, mutual aid, teamwork as well as protection ideas. As for the role reversal between students and teacher, it is noticed that both were able to get distance themselves from habits originated in traditional teaching, which allowed them to work in partnership and build the desired learning in an environment of greater interest, commitment andpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidática das ciênciaspt
dc.subjectTrabalho colaborativopt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectTutorespt
dc.subjectSismologiapt
dc.subject.otherABRPpt
dc.subject.otherGoogle EarthTMpt
dc.subject.otherTICpt
dc.subject.otherTrabalho colaborativopt
dc.subject.otherCompetênciaspt
dc.subject.otherAprendizagenspt
dc.subject.otherTutorpt
dc.titleAplicação da aprendizagem baseada na resolução de problemas e do Google Earth™ no estudo sismologiapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201578140-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Definitiva do Relatório de Estágio.pdf5.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.