Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16790
Title: Prática de ensino supervisionada: que possibilidades de desenvolvimento profissional na formação inicial?
Author: Rocha, João Manuel de Oliveira
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Formação inicial de professores
Ensino básico 1º ciclo
Supervisão de professores
Desenvolvimento profissional
Prática pedagógica
Processo de Bolonha
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Enquadrada numa conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, na qual as instituições de ensino superior foram confrontadas com a mudança e com novas e diferentes responsabilidades na formação, a investigação que desenvolvemos tem como finalidade a compreensão dos constrangimentos e potencialidades da adequação dos cursos de formação de professores a Bolonha, nomeadamente da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como o desenvolvimento profissional possibilitado pela PES nessa formação, enquanto processo reflexivo, consciente e comprometido e como eixo estruturante da construção de competências profissionais. Para alcançar este objetivo, propusemo-nos desenhar e realizar uma investigação centrada numa abordagem de natureza qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, assumindo o estudo de caso como estratégia de investigação. Arrogando, no nosso estudo, a adequação da PES da formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em instituições do ensino superior público português a Bolonha, como o caso a estudar, selecionámos quatro estabelecimentos de ensino superior público da região norte e centro (duas universidades e dois institutos politécnicos) e considerámos como fontes privilegiadas de informação, seis especialistas nacionais em supervisão, assim como os responsáveis educativos pela adequação e/ou criação dos novos cursos de formação inicial de professores do 1.º CEB a Bolonha, das instituições selecionadas. Elegemos como técnicas de investigação, o inquérito por entrevista e a análise documental. Procurando uma leitura global dos resultados obtidos, o nosso estudo demonstra que os desafios colocados pelo Processo de Bolonha à formação incial de professores do 1.º CEB constituiu uma oportunidade de mudança, mas esta não se verifica muito para além da preconizada nos normativos legais. Destaca-se a necessidade de adequar as práticas supervisivas aos desafios colocados pelas sociedades contemporâneas, pelo que, dos discursos dos interlocutores e da análise documental realizada, emerge um novo cenário de supervisão, mais adaptado às novas contigências e conjuntura (em que a formação é bietápica e a prática perde espaço) e perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais da educação e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, que denominamos bioecodesenvolvimentista e integrador e que é necessário aproveitar e pôr em prática, possibilitando uma formação mais adequada aos futuros professores do 1.º CEB. Sobressai ainda a possiblidade de desenvolvimento profissional potenciada pela investigação que os futuros professores realizam nos seus contextos de prática e que constitui uma novidade na atual formação de professores do 1.º CEB, a exponenciar.
Framed in a paradigmatic and complex environment, in which higher education institutions were faced with change as well as new and different training responsibilities, the research developed aims at understanding the constraints as well as the potential of the teachers training courses adequacy to Bologna, namely the Supervised Teaching Practice (STP), as well as the professional development rendered possible by STP within that training as a thoughtful, conscious and committed process and as a structuring axis of professional competencies construction. To achieve this aim, we designed and undertook a research centred on a qualitative approach, related to the phenomenological and interpretative paradigm, using case study as a research strategy. In our study, we chose the adequacy of Primary education teachers initial training to Bologna in Portuguese public higher education institutions as the case to be studied, we selected four Portuguese public higher institutions of the north and centre regions (two universities and two polytechnic schools) and we considered as privileged sources of information, six national specialists in supervision, as well as education leaders responsible for the adequacy and/or creation of new primary education teachers initial training courses to Bologna, from the selected institutions. The research techniques we chose were the inquiry by means of interview and the documental analysis. While looking for a global reading of the results, our study shows that the challenges created by the Bologna Processo to primary education teachers initial training constituted an opportunity for change, but the latter does not go beyond what is stated in legal standards. The need to adapt supervision practices to the challenges of comtemporary societies is highlighted and thus from the interlocutors’ speech and the documental analysis undertaken, a new supervision scenary emerges, better adapted to the new contingencies and conjuncture (in which training is undertaken in two steps and the practice looses its space) and projected for a higher qualification of the future education professionals and their personal and professional development, which we name biecodevelopmental and integrating and of which we need to take advantage and put into practice, thus possibilitating a more adequate training to the future primary education teachers. Also highlighted is the possibility of professional development potentiated by the research that future teachers undertake in their practice contexts and that constitutes a novelty in the current primary school teachers training that must be boosted.
Encadré dans une conjecture de transition paradigmatique et complexe, dans laquelle les institutions d’enseignement supérieur ont étés confrontées avec le changement et les nouvelles responsabilités dans la formation, la recherche que nous avons développée a pour but de comprendre les contraintes et les potentialités de l’adéquation des cours de formation d’enseignants à Bologne, nommément la Practice Supervisée de l’Enseignement (PSE), ainsi que le développement personnel possibilité par la PSE dans cette formation en tant que processus de réflexion, conscient et engagé et en tant qu’axe structurant de la construction des compétences professionnelles. Pour atteindre cet objectif, nous nous sommes proposé à concevoir et effectuer une recherche axée sur une approche de nature qualitative, liée au paradigme phénoménologique-interprétatif, et choisissant l’étude de cas comme stratégie de recherche. En admettant dans notre étude, l’adéquation de la PSE de formation initial des enseignants de l’école primaire dans les institutions portugaises d’enseignement supérieur public à Bologne, en tant que cas à étudier, nous avons sélectionné quatre établissement d’enseignement public supérieur des régions du nord et du centre (deux universités et deux instituts polytechniques) et nous avons considéré en tant que sources privilégiés d’information, six spécialistes nationaux en supervision, ainsi que les responsable éducatifs pour l’adéquation et/ou la création de nouveaux cours de formation initial d’enseignant de l’école primaire à Bologne des institutions sélectionnées. Nous avons élu en tant que techniques de recherche, l’enquête par entrevue et l’analyse documentaire. Cherchant une lecture globale des résultats obtenus, notre étude montre que les défis posés par le Processus de Bologne à la formation initiale des enseignants de l’école primaire ont constitué une opportunité de changement, mais celle-ci ne se voit pas au-delà de ce qui est préconisé aux normes légales. On souligne la nécessité d’adapter les pratiques supervisées aux défis posés aux sociétés contemporaines et donc, des discours des interlocuteurs et de l’analyse documentaire effectué, surgit un nouveau scenario de supervision plus adapté aux nouvelles contraintes et à la conjoncture (dans laquelle la formation a deux étapes et la pratique perd de l’importance) et envisagé pour une meilleure qualification des futurs professionnels de l’éducation et pour leur développement personnel et professionnel que nous désignons bioecodéveloppementaliste et intégrateur et qu’il est nécessaire d’en profiter et de le mettre en pratique, permettant une formation plus adéquate aux futurs enseignants de l’école primaire. Il ressort aussi la possibilité du développement professionnel boosté par la recherche que les futurs enseignants effectuent dans leurs contextes de pratique et qui constitue une nouveauté à accroitre dans la présente formation d’enseignants de l’école primaire.
Description: Doutoramento em Educação - Supervisão e Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/16790
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

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