Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16782
Title: Cidadania intercultural e trabalho por projeto na educação pré-escolar
Author: Alves, Inês Luciana Gomes
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Diversidade linguística
Educação para a cidadania
Educação intercultura
Educação pré-escolar
Pluralismo cultural
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho parte da ideia de que se torna fulcral perceber de que forma a integração da temática da diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar é importante no desenvolvimento das crianças como cidadãos interculturais e conhecedores do mundo que nos rodeia. Neste contexto, optámos por realizar um projeto de intervenção, através do trabalho por projeto, a partir do qual procurámos envolver o grupo de crianças de uma maneira mais ativa e participativa na construção do percurso de descoberta das línguas e culturas. O trabalho foi realizado com um grupo de crianças do pré-escolar, guiado pelas questões de investigação “Quais as potencialidades do projeto para o desenvolvimento da competência intercultural das crianças?” e “Que aprendizagens, de natureza intercultural, realizaram as crianças?” e teve como principais objetivos compreender o desenvolvimento da competência intercultural em crianças do pré-escolar e avaliar as potencialidades do projeto didático desenvolvido à luz do objetivo anterior. Neste âmbito, os dados recolhidos consistiram principalmente em transcrições das videogravações efetuadas, tendo estas sido alvo de uma análise de conteúdo. Tendo em conta os resultados obtidos, consideramos que o nosso projeto terá sido um contributo para o desenvolvimento da competência intercultural destas crianças, em particular em relação ao saber-ser e ao desenvolvimento do conhecimento do mundo, dimensões estas tidas como fundamentais nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997). Em modo de conclusão, admitimos ser importante inserir e dar continuidade a este tipo de abordagem na Educação Pré-Escolar, numa perspetiva interdisciplinar, bem como ao longo do processo educativo.
The following study is based on the idea that it is of the utmost importance to understand how the integration of cultural and linguistic diversity in pre-school education is crucial in the development of children as intercultural citizens and aware of the surrounding world. In this context, we chose to carry out an interventional project, resorting to the methodology of project work, in which we sought to pro-actively involve the group of pre-school children in building the path of discovery of languages and cultures. The project was developed with a group of pre-school children, and was guided by the following research questions: “What is the potential of the project to the development of the children’s intercultural competence?” and “What intercultural learning did the children acquire?”. The study aims to understand the development of intercultural competence by pre-school children and evaluate the potential of the didactic project for that purpose The collected data consisted, mainly, in transcripts of the video records made, which were analysed through content analysis procedures. Taking into account the attained results, we consider this project was a plus in the development of intercultural competence of these children, with special regard to savoir-faire and the development of the knowledge about the world, both of which are considered fundamental areas in the Curricular Guidelines for Pre-School Education (Ministério da Educação, 1997). As a final remark, we admit it to be important to integrate and continue this type of approach in Pre-School Education, in an interdisciplinary perspective, as well as for the remaining of the educational process.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16782
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio _ Inês Luciana Alves _ 49584.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.