Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16781
Title: A diferenciação pedagógica e a ortografia: um trabalho no 2º ano do 1º CEB
Author: Frade, Patrícia dos Santos
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Pedagogia diferencial
Ensino básico 1º ciclo
Ortografia
Aprendizagem da escrita
Erros ortográficos
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com uma importância cada vez maior, a diferenciação pedagógica pode ser um grande aliado dos professores para trabalhar as mais variadas temáticas. Com as turmas cada vez mais heterogéneas, torna-se crucial a procura de formas diferenciadas de trabalhar com alunos, atendendo à individualidade de cada um. Neste estudo, aliada à Diferenciação Pedagógica, surge a preocupação com a ortografia, temática selecionada pela perceção de que alunos das mais diversas faixas etárias apresentam dificuldades neste campo. Tendo isto em conta, a nossa investigação aliou a questão da Ortografia a uma abordagem baseada na Diferenciação Pedagógica, tendo sido delineados os seguintes objetivos principais: numa primeira fase, diagnosticar as maiores dificuldades dos discentes no que concerne à ortografia para, depois, compreender como trabalhar de forma diferenciada com os alunos no âmbito do desenvolvimento de competências de escrita, mais especificamente, a ortografia. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré. Enquadrou-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo sido feito apenas um ciclo de investigação, devido a constragimentos que se relacionam sobretudo com o tempo de implementação do projeto. Foram realizadas várias sessões e ao longo das mesmas os dados foram recolhidos sobretudo através de fichas de trabalho e notas de campo, sendo que foram feitos, também, alguns registos fotográficos. Através da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que houve uma grande melhoria na grande parte dos alunos no que diz respeito à correção ortográfica, contudo há ainda muito trabalho a fazer no domínio da investigação e da intervenção quanto às possibilidades de desenvolvimento no campo da DP. Desta forma, poder-se-ão desevolver outras investigações futuramente, utilizando estas e/ou outras técnicas de trabalho diferenciado que permitam o desenvolvimento das capacidades dos alunos neste campo.
With an ever greater importance, the Pedagogical Differentiation can be a great ally of the teachers for working the most varied themes. With the increasingly diverse classes, becomes crucial demand differentiated forms of working with students, given the individuality of each one. In this study, allied to the Pedagogical Differentiation, arises the concern with the Spelling, thematic selected by perceiving that students from different age groups present difficulties in this field. With this in mind, our research allied the question of Spelling to an approach based on Pedagogical Differentiation, having been outlined the following main objectives: a first stage, diagnose the greatest difficulties of the learners in what concerns the Spelling to, then understand how to work in a differentiated way with the students in the framework of the development of skills of writing, more specifically, the Spelling. The work was developed in a class of 2 year of schooling of the Grouping of Schools of Gafanha da Nazaré. In a methodology of action-research, having been done just a cycle of research, due to constraits that relate mainly to the time of implementation of the project. It’s been done several sessions and along of their were collected mainly through worksheets and field notes, being that were made, also, some photographic records. Through the analysis of the results it was possible to conclude that there has been a great improvement in a great part of the students as regards the spell check, however there’s still so much work to do in the field of the research and intervention as to the possibilities of development in the camp of PD. In this way, can be developed, in the future, other investigations using these and/or other techniques of differentiated work that permit the development of the capacities of the students in this field.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16781
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIAFRADE.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.