Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16780
Title: Do jardim de infância ao 1º CEB: apoiando a transição
Author: Batista, Tânia Cristina de Paiva
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Passagem de classe (ensino)
Integração escolar
Comportamento dos alunos
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O processo de transição e articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico tem sido reconhecido como um fator importante para o bem-estar da criança e, consequentemente, para o seu sucesso educativo. Neste estudo pretendemos abordar a temática da transição para o 1º ciclo do ensino básico, analisando e compreendendo quais as principais expetativas, preocupações e experiências dos principais intervenientes neste processo, ou seja, das crianças, educadora, professora e dos encarregados de educação. Para além da observação direta, recorremos a entrevistas, tanto à educadora como à professora do 1º CEB e às crianças do 1º ano de escolaridade. Realizámos ainda questionários aos encarregados de educação de ambos os níveis de ensino. Além disso, concretizámos algumas atividades pedagógicas, com vista à melhor integração das crianças no 1º CEB. Procurámos também acompanhar e apoiar uma criança que nos pareceu experienciar algumas dificuldades. Verificámos que a temática da transição não parece ser muito valorizada pelos profissionais que trabalhavam nos contextos estudados, não se observando verdadeira atenção a este processo. Também não verificámos que houvesse estabelecimento conjunto de estratégias facilitadoras da entrada para a escola, entre os profissionais de educação e os familiares. Percebemos que o processo de transição para o 1º CEB é vivido de forma muito diferenciada entre as crianças, algumas conhecendo dificuldades e outras, aparentemente, não. Concluímos ser importante uma reflexão, envolvendo os profissionais e famílias, sobre a importância da temática da transição e integração escolar, no sentido de assegurar as melhores condições de bem estar e de sucesso educativo a todas as crianças.
The present report of internship was elaborated in the context of Curricular Units of Supervised Pedagogical Practice and Education Research Seminar. These curricular units belong to the Masters in Pre-school Education and Teaching in 1st Cycle of Basic Education, taught at the University of Aveiro. The process of transition and articulation between pre-school education and the 1st cycle of basic education has been recognized as an important factor for the well-being of the child and, consequently, for their educational success. In this study we intend to discuss the theme of transition for the 1st cycle of basic education, by analyzing and understanding the main expectations, concerns and experiences of the key actors in this process – children, pre-school teacher, teacher and families. Besides the direct observation, we interviewed the pre-school teacher, the teacher of the 1st CEB and the children of the 1st year of schooling. We used questionnaires to obtain more information from the parents of both levels of education. In addition, we’ve realized some pedagogical activities to improve the integration of the children in the 1st CEB. Another of our concerns was supporting a child that seemed to be having some difficulties. We’ve noticed that the transition isn’t a very important subject to the professionals who have worked in the studied contexts. This process isn’t given much attention. We’ve also noticed that there was no joint establishment of strategies facilitating the entry to the school between the professionals of education and the family. We understood that each child lives the process of transition to the 1st CEB in their own way. Some of them have difficulties and others, apparently, don’t. Finally, we concluded that the professionals and the families should reflect and discuss about the importance of the transition and school integration. This is a vital step to ensure the best conditions for the well-being and educational success of all children.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16780
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE_Tânia Batista_ Versão Final.pdf5.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.