Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16714
Title: A competência lexical no ensino-aprendizagem de português língua estrangeira em contexto
Author: Fernandes, Anabela Santos
Advisor: Miranda, António José Ribeiro
Keywords: Ensino da língua portuguesa
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
Língua portuguesa - Lexicologia
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação de mestrado resulta de um estudo que decorreu durante o ano lectivo de 2001, tendo sido descrita e analisada a competência lexical textualizada oralmente por um grupo de alunos que frequentou o nível Elementar dos cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Após a consulta de literatura da especialidade, analisou-se a complexidade do conceito de “saber falar uma língua estrangeira”, re-situando o papel do léxico e da competência lexical no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Da análise das transcrições das entrevistas (editadas por um programa informático de concordância), constatou-se que estes alunos revelam uma competência “colocacional” importante baseada num “saber lexical” entendido como capacidade de selecção semântica – na escolha de predicadores verbais apropriados à execução da tarefa solicitada – e como capacidade de “gramaticalização do léxico”, projectando a capacidade semântica em estruturas léxico-sintácticas. Procedeu-se à definição de uma análise do “saber em língua”, levando em linha de conta uma concepção alargada de léxico como caracterização de competência lexical, tendo-se igualmente determinado a relevância da competência lexical no ensino/ aprendizagem de Português Língua Estrangeira no nível Iniciação.
This research is based on the description and analysis of the lexical competence in oral speech of a group of foreign students attending an elementary Portuguese Language Course at the Faculty of Humanities, University of Coimbra. Various studies emphasise the importance of the analysis of what it means “to know how to speak a foreign language”. This research attempts to reexamine the role of the lexicon and lexical competence in foreign language learning and teaching. According to the corpus (interview transcriptions edited by a concordance program) these students demonstrate a “collocational” competence based upon “lexical knowledge” which is defined as the ability to semantically select lexical items – choosing appropriate verbal predicators for the task they were set – and also as the ability to use language as a “grammaticalised lexis” by extending the semantic competence to the lexicosyntactic structures. This research not only tries to define a lexical competence analysis based on a wider concept of the lexicon, but also stresses the importance of this competence for Portuguese foreign language learning and teaching at elementary level.
Description: Mestrado em Didáctica das Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/16714
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf8.64 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.