Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16714
Title: | A competência lexical no ensino-aprendizagem de português língua estrangeira em contexto |
Author: | Fernandes, Anabela Santos |
Advisor: | Miranda, António José Ribeiro |
Keywords: | Ensino da língua portuguesa Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua Língua portuguesa - Lexicologia |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado resulta de um estudo que decorreu
durante o ano lectivo de 2001, tendo sido descrita e analisada a competência
lexical textualizada oralmente por um grupo de alunos que frequentou o nível
Elementar dos cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros na Faculdade
de Letras da Universidade de Coimbra.
Após a consulta de literatura da especialidade, analisou-se a complexidade
do conceito de “saber falar uma língua estrangeira”, re-situando o papel do
léxico e da competência lexical no processo de ensino-aprendizagem de
Língua Estrangeira. Da análise das transcrições das entrevistas (editadas por
um programa informático de concordância), constatou-se que estes alunos
revelam uma competência “colocacional” importante baseada num “saber
lexical” entendido como capacidade de selecção semântica – na escolha de
predicadores verbais apropriados à execução da tarefa solicitada – e como
capacidade de “gramaticalização do léxico”, projectando a capacidade
semântica em estruturas léxico-sintácticas.
Procedeu-se à definição de uma análise do “saber em língua”, levando em
linha de conta uma concepção alargada de léxico como caracterização de
competência lexical, tendo-se igualmente determinado a relevância da
competência lexical no ensino/ aprendizagem de Português Língua Estrangeira
no nível Iniciação. This research is based on the description and analysis of the lexical competence in oral speech of a group of foreign students attending an elementary Portuguese Language Course at the Faculty of Humanities, University of Coimbra. Various studies emphasise the importance of the analysis of what it means “to know how to speak a foreign language”. This research attempts to reexamine the role of the lexicon and lexical competence in foreign language learning and teaching. According to the corpus (interview transcriptions edited by a concordance program) these students demonstrate a “collocational” competence based upon “lexical knowledge” which is defined as the ability to semantically select lexical items – choosing appropriate verbal predicators for the task they were set – and also as the ability to use language as a “grammaticalised lexis” by extending the semantic competence to the lexicosyntactic structures. This research not only tries to define a lexical competence analysis based on a wider concept of the lexicon, but also stresses the importance of this competence for Portuguese foreign language learning and teaching at elementary level. |
Description: | Mestrado em Didáctica das Línguas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16714 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf | 8.64 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.