Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16647
Title: Validação e implementação do new ecological paradigm a alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico
Author: Soares, Inês Margarida Monteiro
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Ensino básico 2º ciclo
Ecologia
Questionários
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório é uma modesta contribuição para a pesquisa em Educação para o Desenvolvimento Sustentável [EDS], através da validação de uma escala que pretende identificar as perspetivas, de alunos do 5.º ano de escolaridade, relativamente à relação ser humano e natureza. Com o contínuo crescimento demográfico e a diminuição dos recursos naturais disponíveis, a sociedade enfrenta, atualmente, uma situação de “emergência planetária”. Esta só se poderá ultrapassar através da modificação da relação suprarreferida – ser humano-natureza –, a qual tem sido caraterizada pelo domínio do primeiro sobre a segunda. Devido a tal sentido de apropriação, o planeta tem sofrido diversas consequências negativas. Perante tais efeitos, esta visão sobre o mundo tem sofrido alterações. Vários autores acreditam que se tem verificado uma mudança do Paradigma Social Dominante [DSP] para o Novo Paradigma Ecológico [NEP]. O último considera que o ser humano não é superior à natureza e, como tal, deve procurar viver em consonância com a mesma. Todavia, o Homem não prescinde do desenvolvimento industrial e tecnológico que aumenta exponencialmente. Assim, a procura por um desenvolvimento mais sustentável levou a que várias organizações se reunissem e pensassem soluções para os problemas atuais. Sendo a educação uma das melhores estratégias para modificar comportamentos e atitudes, a ONU declarou a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável [DEDS]. Tendo esta findado em 2014, o presente estudo procura saber se a sociedade, em geral (e o alunos, em particular), já se encontra totalmente mergulhada neste novo paradigma. Para tal, procedeu-se à adequação, validação com diferentes peritos e implementação do questionário NEP, bem como à análise dos dados obtidos. O presente estudo, de cariz quantitativo e descritivo, foi realizado em setembro de 2015 com crianças a frequentar três centros de estudos na cidade de Aveiro. Ainda que quase todos os inquiridos se enquadrem no NEP, alguns dados demonstraram a existência de algumas ideias tradicionais do DSP. Tais resultados indicam que o trabalho elaborado com a DEDS não está ainda terminado e que, apesar de os Programas e Metas Curriculares não incluírem tantos tópicos orientados para a EDS como os desejados, os professores devem continuar a explorar explicitamente esta temática. O principal contributo deste estudo é a validação do NEP para alunos do 2.º CEB e de este poder, consequentemente, passar a ser implementado a mais alunos deste nível de ensino, com o intuito de obter uma visão mais ampla sobre o paradigma reinante.
This report is a modest contribution to the research in Education for Sustainable Development [ESD], through the validation of a scale that aims to identify the prospects of students of the 5th grade about the relationship between human being and nature. With the continued population growth and the reduction of available natural resources, the society is facing today a situation of "planetary emergency". According to some authors, it can only be overcome by changing the relationship between man and nature, which has been characterized by the ownership of the first over the second one. Because of this sense of ownership, the planet has suffered several negative consequences. Towards these effects, the view of the world has changed. Many authors believe that there has been a paradigm shift from the Dominant Social Paradigm [DSP] to the New Ecological Paradigm [NEP]. The last one considers that the human being is not superior to nature and should seek to live in harmony with it. However, the man does not resign the industrial and technological development that increases exponentially. Thus, the demand for more sustainable development has led various organizations to come together and think about solutions to the current problems. Since education is one of the best strategies to change behaviors and attitudes, ONU declared the Decade of Education for Sustainable Development [DESD]. Having this ended in 2014, this study seeks to know if the society has been fully immersed in the new paradigm. To do this, proceeded to the adaptation, validation and implementation of the NEP questionnaire and analysis of the results obtained. This study, quantitative, positivist and descriptive, was conducted with children that attend study centers in Aveiro. While almost all respondents are within the NEP, some data have shown the existence of some traditional ideas of DSP. These results indicate that the work done with the DESD is still not over and that, although Programs and Curriculum Goals do not include as many topics oriented for ESD as desired, teachers should continue to explore this theme. The main contribution of this study is the NEP validation for students of 2.º CEB (in Portugal) and the possibility of use this questionnaire with more students in this level of education in order to get a broader view of the reigning paradigm.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16647
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf699.79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.