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Title: O género, a academia e a gestão: o caso da Universidade de Aveiro
Author: Santiago, Maria Arcelina Chamtip Clementino de
Advisor: Sousa, António Manuel Magalhães Evangelista de
Keywords: Ensino superior
Sociologia da educação - Ensino superior - Portugal
Feminismo - Universidade de Aveiro
Diferenças entre sexos - Universidade de Aveiro
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao fazer a intersecção das questões do género com os vários modelos de universidade, procuramos obter um panorama geral de como as mulheres se posicionaram na academia, ao longo dos tempos, e saber qual deles lhes permitiu maior abertura, primeiro com estudantes, depois como docentes para, finalmente, chegarmos aos lugares de gestão de topo na academia. Identificamos aspectos marcantes de cada modelo de universidade, verificando neles várias transformações que implicaram necessariamente alterações profundas na sua missão, organização, estrutura, formas de produzir e reproduzir o conhecimento e na sua relação com a sociedade. O ambiente académico transforma-se ainda mais com a chegada da retórica managerialista, onde se verifica a supremacia dos aspectos económicos e utilitaristas face aos sociais, trazendo consequências para as mulheres. Através de vários estudos realizados em países anglo-saxónicos, apresentamos a rota das mulheres na academia e a forma como percepcionam as mudanças mais recentes. Depois, identificamos também a situação das mulheres na academia portuguesa se bem que as mudanças aqui aconteçam mais tardiamente pelo facto do país ter estado remetido, por longo tempo, ao regime ditatorial, imposto pelo Estado Novo. Relativamente ao estudo de caso, enquadrado apenas na perspectiva de enriquecer o quadro teórico apresentado inicialmente, procuramos identificar a situação das mulheres como estudantes, como docentes e como gestoras, ao longo de três décadas na Universidade de Aveiro, marcada desde a sua implementação, em 1973, por princípios empreendedores e com contornos muito específicos. Os aspectos comuns detectados nas academias doutros países levam-nos a concluir que há indícios que apontam para um endurecimento da situação das mulheres. A universidade no novo paradigma, orientado para o mercado e para o racionalismo económico é pressionada para ser mais eficiente, mais relevante e prestadora de conta. Assim, apresentamos a universidade como organização não neutra, fortemente marcada pelo género. Apelamos para a importância dos estudos sobre mulheres, dando visibilidade ao seu papel na academia e na sociedade.
In this study we analyse the intersection of gender issues with the models of university in order to obtain a general perspective on the women’s position throughout time in the academy. Also we intend to determine which of these models offered/offer women more opportunities, as students, as teachers and, finally, as managers and academic leaders. We began by identifying important aspects of each model of university and their changes, mainly the recent ones and the consequences on its mission, organization, structure, modes of knowledge production and their relations with the society. Apparently, the entrepreneurial university is being more undermined by forces and pressures in order to be efficient, relevant and accountable. On the basys of several researches, mainly in the anglo-saxonic countries, we had the opportunity to stress the impact of managerialism on the academy and its consequences on gender issues. We analyse the Portuguese situation altough here the changes have occurred later due to political phenomena such as the long duration of the Estado Novo dictatorship. With regard to the case study on the University of Aveiro, created in 1973, we assume that it is a way of enriching the initial theoretical framework. Its peculiar aspects, characterized from the very beginning by an entrepreneurial discourse are analysed and the situation of women, mainly as managers, is described across three decades. Finally, we try to detect common features in the restructuring academy and we approach the conclusion that there was in the university a gendered culture in the past as well as in the present. So it is presented as a non neutral organization and the introduction of the mangerialism on the academy seems being a factor of worsening of the situation of women in the academy. We recognize how important are the women’s studies in order to give relevance to the role of women in the gendered academy and in the gendered society too.
Description: Mestrado em Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas
URI: http://hdl.handle.net/10773/16561
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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