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Title: MOOC - Cursos Online Abertos e Massivos: percepções e motivações dos consumidores
Author: Pinto, Carolina Costa
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Marketing
Cursos de formação
Ensino à distância
Defense Date: 4-Jan-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os MOOC, sigla para Massive Open Online Courses, são ofertas formativas relativamente recentes e inovadoras. São grátis e acessíveis a qualquer pessoa com acesso à internet, independentemente da sua nacionalidade, local de residência ou habilitações literárias. Sendo ainda novidade em Portugal, há já países onde os MOOC são já bastante populares. O crescimento dos MOOC é impulsionado pelo seu carácter gratuito e pelo facto de não obrigarem os seus alunos a saírem de casa para desenvolverem competências profissionais ou pessoais. A presente pesquisa pretende aferir quais as perceções, atitudes e motivações dos Portugueses relativamente a estes cursos. Os dados foram obtidos através de um inquérito por questionário online a 400 residentes no distrito de Aveiro. A amostra tem caraterísticas sociodemográficas equivalentes à da população em estudo. Os resultados obtidos indicam que os fatores sociodemográficos estão associados à intenção de participar, com base em testes de correlação. Isto é, fatores como a idade, o género ou até as habilitações literárias dos possíveis consumidores, visto que quanto mais novos são, maior a sua intenção de ingressar um MOOC. Os resultados expressam o reconhecimento por parte dos inquiridos de que estes cursos permitem aumentar as suas competências profissionais e, possivelmente, alterar a sua situação profissional atual.
MOOC, Massive Open Online Courses, are recent and innovative courses. They are free and achievable to anyone with internet access, apart of their nationality, place of residence and qualifications. Although they’re not much popular in Portugal nowadays, they are already in other countries. The growth of MOOC is driven by its free nature and by the fact that it’s not necessary for students to leave their homes to develop professional and personal skills. The present research intends to asses what the perceptions, attitudes and motivations of portuguese people in relation to such courses. The data of this research were obtained through the implementation of an online questionnaires to 400 residents in Aveiro’s district. The sample has sociodemographic characteristics equivalent to the study population. The obtained results indicate that sociodemographic factors ate associated with the intention to participate, based on correlation tests, such as age, gender or even the potential consumer’s qualifications. The greater the age, the higher their intention to join a MOOC. The results reflect the recognition by respondents that MOOCs allows people to increase their professional skills and possibly change their current employment status.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/16539
Appears in Collections:ISCA-UA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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