Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRafael, José Albertopor
dc.contributor.authorMorgado, Maria Adelaide Nogueirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:44:51Z-
dc.date.available2011-04-19T13:44:51Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1646-
dc.descriptionMestrado em Gestão de Informaçãopor
dc.description.abstractEsta dissertação responde às especificidades do Mestrado em que foi realizado, na medida em que, conjuga as temáticas de gestão e de informação. É nesse sentido, uma dissertação que aborda a problemática da avaliação do desempenho institucional pelo uso de um tipo particular de indicadores: indicadores estratégicos. É ainda proposto adaptar uma ferramenta metodológica de gestão estratégica: o Balanced Scorecard, ao caso da Universidade de Aveiro, a fim de encontrar indicadores que traduzam o seu estado de arte relativamente à problemática do desempenho institucional. Os indicadores estratégicos, também denominados por factores críticos de sucesso são, considerados, nesta dissertação, os “barómetros” que informam se o “barco” se aproxima do destino (missão) nas melhores condições. A aplicação da metodologia Scorecard efectuou-se com sucesso, culminando na selecção sustentada de um conjunto de indicadores passíveis de avaliar o sucesso das estratégias institucionais. É desta forma possível quantificar a eficiência de concretização das decisões dos dirigentes, por forma a optimizar a afectação de recursos e pautar a sua actuação baseados em critérios de qualidade. Este cenário prende-se, nomeadamente, com as imposições do Processo de Bolonha que atribui às Universidades Europeias, logo também à Universidade de Aveiro, o papel de promotoras para a criação e difusão do conhecimento. Considera ainda este uma “arma” eficaz para potenciar o desenvolvimento da sociedade, bem como um veículo privilegiado para institucionalizar socialmente uma cultura para e pela “excelência”. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to conjugate the management and information themes to respond to the specificity of the master that was worked for. In this way, this work discusses the institutional evaluation performance, trough the application of strategic indicators. For this purpose, the balance scorecard was applied to the University of Aveiro as a management strategic methodology, in order to find institutional state-ofthe- art evaluation performance indicators. The strategic indicators also denominated as successful critical factors are considered instruments to determinate “how well the boat reaches its destiny”. The Scorecard methodology was applied successfully, culminating in a sustainable selection of a few indicators to evaluate the institutional strategies success. In this way it is possible to quantify the efficiency of managers’ decisions, to optimize the resources affectation basead in a quality criterion. This scenario emerges from Bolonha’s Process which assigns European Universities the role of promoters of knowledge creation and diffusion. Moreover, it considers this on efficient weapon to promote society’s development as well as a privilege means to socially institutionalize a culture for excellence.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000227099por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectAvaliação da qualidadepor
dc.titleA avaliação do desempenho estratégico : aplicação ao caso da Universidade de Aveiropor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000816.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.