Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1641
Título: Inovação e oportunidades de negócio numa empresa de consultoria
Autor: Ferreira, Ana Maria Henriques
Orientador: Leite, Joaquim da Costa
Palavras-chave: Consultadoria
Gestão estratégica
Soluções estratégicas
Indústria vinícola
Viticultura
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho consiste num relatório de estágio curricular, realizado na HM Consultores – Centro de Estudos Empresariais, Lda., no âmbito do Mestrado em Economia, com especialização em Finanças, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. O principal objectivo deste trabalho centra-se no estudo de novas oportunidades de negócio para a HM Consultores, em torno do tema Inovação no Sector Vitivinícola. O conceito de inovação, já largamente estudando e debatido na literatura económica, ainda apresenta alguma complexidade que, quando se particulariza ao sector vitivinícola torna-se superior. O sector vitivinícola apresenta uma grande dimensão no sector primário da economia portuguesa, porém, nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição da produção e consumo de vinho. Para analisar a inovação no sector vitivinícola foi realizado um pequeno questionário a 30 empresas clientes da HM Consultores, mais especificamente da Área de Projectos & Investimentos pertencentes a esse sector. Os resultados obtidos permitem constatar que existe inovação, nas suas diferentes tipologias, onde a HM Consultores poderá prestar serviços de apoio aos gestores destas empresas na identificação e investigação da presença de inovação na sua empresa, expondo soluções estratégicas inovadoras para acrescentar valor ao seu negócio. Este serviço de apoio poderá ser feito individualmente por cada área de actuação da HM Consultores, ou, de uma forma inovadora no seio da empresa, por uma equipa que integra todas as áreas de actuação e diferentes conhecimentos e formação. De forma a complementar este estudo, foi elaborada uma análise evolutiva do nível de exportações de vinho português para os mercados da GB e dos EUA, sendo visível uma evolução positiva, mas bastante aquém dos valores mencionados para a meta prevista para 2010 referenciada no estudo elaborado pelo Monitor Group (2004). No entanto, a maioria das empresas questionadas considera estes dois mercados como prioritários nos próximos 5 anos. ABSTRACT: This report on a curricular internship at HM Consultores – Centro de Estudos Empresariais, Lda. (Centre for Business Studies) is a requirement towards obtaining the Masters in Economy, in the specialization of Finance, of the Department of Economics, Management and Industrial Engineering of the University of Aveiro. The main objective of this work is the study of new business opportunities for HM Consultores, focusing on the theme Innovation in the Wine-growing Sector. The concept of innovation; extensively studied and debated in economics literature, still presents some complexity which, when centred on the winegrowing sector, becomes even greater. The wine-growing sector represents a large portion of the primary sector of the Portuguese economy, however, in the last few years, there has been a decrease in the production and consumption of wine. In order to analyse innovation in the wine-growing sector, a short questionnaire was applied to 30 firms that are clients of HM Consultores, more specifically in the Area of Projects and Investments of this sector. The results obtained allowed us to ascertain that there is innovation, in its various types and that HM Consultores can provide support services for the managers of these businesses, in identifying and investigating the presence of innovation in their concerns as well as proposing strategic and innovative solutions to add value to their business. This support may be provided individually by each action area of HM Consultores or, more innovatively within the firm, by a team made up of people from the various areas of action with different know-how and training. We carried out a progressive study of exportation levels of Portuguese wines to the markets of the United Kingdom and the United States of America, as a complement to this study and found that there is a positive increase. However, this increase is much smaller than the goals established for 2010 in the study elaborated by Monitor Group (2004). Nevertheless, the majority of the businesses included in the questionnaire considered these two markets as priorities in the next five years.
Descrição: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1641
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
Ria de Aveiro - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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