Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16416
Title: O peixe é fish do prato a nós : abordagem didática CTS no 1º CEB
Author: Reis, Joana Gonçalves
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Literacia científica
Ensino básico 1º ciclo
Educação para a saúde
Peixes - Consumo
Investigação-acção
Pesquisa de informação
Desenvolvimento das competências
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório final de estágio visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre o peixe e o seu consumo, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos avaliar o impacte da implementação da proposta didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, assim como avaliar o impacte da conceção e implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como a educação para o desenvolvimento sustentável, a literacia científica, a importância do ensino das ciências desde os primeiros anos de escolaridade, a orientação didática CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. Esta incluiu estratégias e atividades diversificadas, as quais foram desenvolvidas ao longo de várias sessões. Este projeto assumiu caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Neste âmbito, privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados, o inquérito por questionário, a observação e a compilação documental. De forma a analisar os dados optou-se pela técnica de análise de dados designada de análise de conteúdo, a qual foi efetuada com recurso ao webQDA, um software de análise qualitativa. Através dos resultados obtidos (provenientes da análise dos dados recolhidos) pôde-se concluir que a implementação da sequência didática teve um impacte positivo tanto nas crianças como na professora-investigadora. No que diz respeito às crianças, verificou-se que estas desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes e valores relacionadas com o peixe e o seu consumo. Já no que concerne à professora-investigadora que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, esta evidenciou ter desenvolvido competências enquanto profissional da educação e investigadora.
The present final internship report, aims to give insight about the intervention-investigation project, which consisted in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence regarding the fish and its consumption, in a third grade class from Primary School. The intervention-investigation project had as principal objectives to evaluate the impact of the implementation of the didactic proposition in the learning process of the children in terms of knowledge, capacity, attitudes and values, as well as to evaluate the impact of conception and implementation of the didactic sequence on the professional development of the teacher-investigator that conceived, implemented and evaluated it. The developed didactic sequence was supported by theoretical orientations such as the education for sustainable development, the scientific literacy, the importance of the teaching of science from the first years of schooling, the didactic CTS orientation and the perspective of teaching by research. This sequence includes diversified strategies and activities, which have been developed through various sessions. This project assumed characteristics of a research-action methodology. Within this framework, the favoured data gathering techniques were the inquiry by questionnaire, the observation and the documental compilation. To analyse the data it was chosen the technique of data analysis designated as analysis of content, which was executed with the use of webQDA, a qualitative analysis software. Through the obtained results (derived from the analysis of the collected data) it can be concluded that the implementation of the didactic sequence had a positive impact to the children, as well as to the teacher-investigator. In what concerns the children, it was verified that they developed learnings at the level of knowledges, capacities and attitudes and values related with fish and its consumption. On the other hand, in what concerns the teacher-investigator that conceived, planned, implemented and evaluated the didactic sequence, she showed to have developed competencies as a education professional and as a researcher.
Description: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16416
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf13.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.