Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Alexandra Valentept
dc.contributor.authorSousa, Mariana Cruzpt
dc.date.accessioned2016-12-06T15:07:04Z-
dc.date.available2016-12-06T15:07:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16415-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste Relatório Final de Estágio espelha um percurso marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada, que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre o peixe, mais concretamente sobre a sua viagem desde o mar até ao prato, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino básico. O projeto intervenção-investigação teve como objetivos (i) Desenvolver (conceber, planificar, implementar, validar e avaliar) uma sequência didática para crianças do 3.º ano de escolaridade, sobre o que acontece ao peixe desde a sua captura até chegar ao nosso prato; (ii) Avaliar o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii) Avaliar o impacte da conceção e implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu, planificou, implementou e avaliou. Este projeto teve como pilares teóricos de suporte: a educação em ciências desde os primeiros anos, a orientação CTS, a perspetiva de ensino por pesquisa, a importância da articulação entre contextos formais e não formais. O projeto inclui uma sequência didática com atividades enquadradas numa metodologia de trabalho por projeto e de trabalho prático do tipo investigativo. Neste projeto com características de investigação-ação, recolheram-se os dados recorrendo-se ao inquérito por questionário, à observação participante e à compilação documental. A técnica de análise selecionada foi a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa: webQDA. Os dados recolhidos foram objeto de análise e permitiram inferir sobre o impacte ao nível de aprendizagens das crianças nas subdimensões de análise: conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como o impacte no desenvolvimento profissional da professora-investigadora.pt
dc.description.abstractIn this Final Report Stage it has described a journey marked by the development of an intervention-investigation project accomplished in Supervised Teaching Practice, that consists in the design, planning, implementation and evaluation of an didacticism sequence about the fish, more specifically about his journey from the sea to our dish, in a 3rd grade class of primary school. The intervention-investigation project objectives were (i) Develop (conceive, planning, implement, validate and evaluate) an didacticism sequence for the 3rd education year children, about what happens to the fish since his capture to when it arrive to our dish; (ii) Evaluate the impact in the conceive and implementation of the didacticism sequence in the children learning of his knowledge, skills, attitudes and values levels; (iii) Evaluate the impact in the conceive and implementation of the didacticism following in the professional improving of the teacher-researcher that has conceived it, planned it, implemented it and evaluated it. This project has a solid support theoretical structure: the science education since the 1st years, the STS orientation, the IBSE and the importance of articulation between formal and non-formal contexts. The project includes a didacticism sequence with some activities framed in a work methodology by project and by practical work of the investigative type. In this project with research-action characteristics, the data was collected using survey questionnaires, participant observation and documentary compilation. The selected analysis technique was the content analysis, using a software of qualitative analysis: webQDA. The collected data was analyzed so it allowed to make conclusions about the impact in the learning of the children in the analysis area: knowledge, skills, attitudes and values, as well as the impact in the professional improving of the researcher teacher.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectLiteracia cientificapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectInvestigação-acçãopt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subject.otherEducação em Ciências desde os primeiros anospt
dc.subject.otherCTSpt
dc.subject.otherLiteracia Científicapt
dc.subject.otherEPP/IBSEpt
dc.subject.otherSequência Didáticapt
dc.titleO peixe é fish do mar ao prato: uma sequência didática CTS no 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201585502-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf16.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.