Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16415
Título: O peixe é fish do mar ao prato: uma sequência didática CTS no 1º CEB
Autor: Sousa, Mariana Cruz
Orientador: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Palavras-chave: Ensino das ciências
Literacia cientifica
Ensino básico 1º ciclo
Investigação-acção
Estratégias da aprendizagem
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este Relatório Final de Estágio espelha um percurso marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, realizado na Prática Pedagógica Supervisionada, que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre o peixe, mais concretamente sobre a sua viagem desde o mar até ao prato, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino básico. O projeto intervenção-investigação teve como objetivos (i) Desenvolver (conceber, planificar, implementar, validar e avaliar) uma sequência didática para crianças do 3.º ano de escolaridade, sobre o que acontece ao peixe desde a sua captura até chegar ao nosso prato; (ii) Avaliar o impacte da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii) Avaliar o impacte da conceção e implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu, planificou, implementou e avaliou. Este projeto teve como pilares teóricos de suporte: a educação em ciências desde os primeiros anos, a orientação CTS, a perspetiva de ensino por pesquisa, a importância da articulação entre contextos formais e não formais. O projeto inclui uma sequência didática com atividades enquadradas numa metodologia de trabalho por projeto e de trabalho prático do tipo investigativo. Neste projeto com características de investigação-ação, recolheram-se os dados recorrendo-se ao inquérito por questionário, à observação participante e à compilação documental. A técnica de análise selecionada foi a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa: webQDA. Os dados recolhidos foram objeto de análise e permitiram inferir sobre o impacte ao nível de aprendizagens das crianças nas subdimensões de análise: conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como o impacte no desenvolvimento profissional da professora-investigadora.
In this Final Report Stage it has described a journey marked by the development of an intervention-investigation project accomplished in Supervised Teaching Practice, that consists in the design, planning, implementation and evaluation of an didacticism sequence about the fish, more specifically about his journey from the sea to our dish, in a 3rd grade class of primary school. The intervention-investigation project objectives were (i) Develop (conceive, planning, implement, validate and evaluate) an didacticism sequence for the 3rd education year children, about what happens to the fish since his capture to when it arrive to our dish; (ii) Evaluate the impact in the conceive and implementation of the didacticism sequence in the children learning of his knowledge, skills, attitudes and values levels; (iii) Evaluate the impact in the conceive and implementation of the didacticism following in the professional improving of the teacher-researcher that has conceived it, planned it, implemented it and evaluated it. This project has a solid support theoretical structure: the science education since the 1st years, the STS orientation, the IBSE and the importance of articulation between formal and non-formal contexts. The project includes a didacticism sequence with some activities framed in a work methodology by project and by practical work of the investigative type. In this project with research-action characteristics, the data was collected using survey questionnaires, participant observation and documentary compilation. The selected analysis technique was the content analysis, using a software of qualitative analysis: webQDA. The collected data was analyzed so it allowed to make conclusions about the impact in the learning of the children in the analysis area: knowledge, skills, attitudes and values, as well as the impact in the professional improving of the researcher teacher.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16415
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf16.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.