Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorSilva, Andreia Cristiana Moreira dapt
dc.date.accessioned2016-12-06T14:32:27Z-
dc.date.available2016-12-06T14:32:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16412-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractUltimamente tem-se assistido a uma maior contacto entre as pessoas, devido ao fenómeno da globalização. Este contacto tem tornado os indivíduos mais conhecedores da diversidade existente no mundo e mais conscientes das suas diferenças. A diversidade e a diferença devem ser observadas como um fator de enriquecimento, sendo urgente educar desde cedo as crianças para esta realidade. Neste contexto, pressupondo que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento global da criança, esta apresenta-se como uma possibilidade na educação para a diversidade linguística e para a diferença. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades educativas da animação de leitura na educação para a diversidade linguística e para a diferença de crianças em idade pré-escolar. Seguindo este estudo uma perspetiva do tipo investigação-ação, foi concretizado um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar num jardim de infância, onde foram desenvolvidas maioritariamente atividades de pós-leitura com o objetivo de educar para a diversidade linguística e para a diferença. O presente estudo analisou as interações verbais e não verbais, os registos escritos e as imagens das situações educativas de todas as sessões do projeto, concluindo que a animação de leitura permite à criança mobilizar conhecimentos de si, do outro e das línguas e mobilizar capacidades de observação e de comparação das línguas e da diferença e, por sua, desenvolver atitudes de respeito e valorização pelas línguas e pela diferença. Torna-se, assim, relevante educar para a diversidade linguística e para a diferença desde cedo e ao longo de todo o processo educativo. Neste sentido, é essencial que os atores educativos encontrem estratégias pedagógicas para que as crianças respeitem e valorizem a diferença e o outro. Neste relatório de prática pedagógica apresenta-se apenas uma das muitas possibilidades de educar para a diversidade linguística e para a diferença.pt
dc.description.abstractLately we have seen people getting closer, due to globalization. This approach makes people more knowledgeable of the diversity that exists in the world and more aware of our differences. The diversity and difference should be observed as a factor of enrichment, becoming urgent to educate the children early to this reality. In this context -assuming that children's literature contributes to the global development of the child- it comes as a possibility in education for linguistic diversity and for the difference. Therefore, the present study analyses how to understand educational potentialities of animated reading in education for linguistic diversity and for the children difference in preschool age." Following this study in a research-action type of perspective, an intervention project was realized with a group of children with preschool age in kindergarten, where were developed mostly post-reading activities with the goal of education for linguistic diversity and for the difference. The present study analyses reviewing verbal and non-verbal interactions, the writings records and the pictures of educational situations from all sessions of the project, we can conclude that a animated reading allows the child to mobilize knowledge of himself, the others and of languages, and mobilize observation skills and comparison of languages and difference, and develop attitudes of respect and appreciation in languages and difference. As educators, we consider relevant to continue educating for a linguistic diversity and for the difference from early and along the entire education process. In this sense, it is essential that the educational actors find teaching strategies for children to respect and value the difference and the other. This teaching practice report presents only one of the many possibilities to educating for a linguistic diversity and for the difference.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectEducação para a cidadaniapt
dc.subject.otherEducação para a diversidadept
dc.subject.otherDiversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherAnimação de leiturapt
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt
dc.titleAnimação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201565935-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf7.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.