Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16401
Title: Mobility in vehicular networks with dynamic connectivity and load balancing
Other Titles: Mobilidade em redes veiculares com conectividade dinâmica e balanceamento de carga
Author: Oliveira, Marco Rafael Tenrinho
Advisor: Sargento, Susana
Condeixa, Tiago
Keywords: Engenharia electrónica
Comunicações móveis - Veículos
Redes de comunicação móveis
Protocolos de redes
Defense Date: 4-Jan-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: With the evolution of technology and the demands of population, the technological advances are leading to the so called internet of things and, in its turn, the development of the internet of things leads to the creation of new objectives and to the utilization of new approaches regarding access networks. Besides, the stable communication is also desired independently of the access technology in use. Nowadays the importance of being connected always and everywhere is increasing, independently of the access conditions. The usage of vehicular networks is getting to a reality, and they are used with several objectives and providing several services. In this way, this kind of networks can already provide services to the community like internet connection inside the vehicle, gather data from the city and, when the deployment extends to common users, some features like road safety and autonomous driving will be possible. With the dynamicity of these networks it is usual that one node is in reach of more than one access point, but when this happens, that node will just connect to one of them independently of the good quality of those access points. Besides, with the high mobility of the nodes in the network, the amount of changes in the way the network is connected is high, which leads to the importance of having always a good connection and a fast change between networks when needed. This dissertation focuses on the need to guarantee that one node connects simultaneously to several access points to the network and providing fast mobility of the nodes in a transparent manner to the users. Therefore, the integration between the N-PMIPv6 mobility protocol and a PMIPv6 multihoming support extension is performed. Several entities that support multihoming are integrated and adapted to the characteristics/operation of N-PMIPv6 in the way that they are as adapted as possible to the vehicular conditions. Also, a particularity of the WAVE vehicular technology is used so that one interface can connect to more than one access point at the same time. Besides, the traffic to the users is distributed in such a way that it accounts for the characteristics of the networks and of that same traffic. Regarding the connections performed, the entity that manages them is improved so that it can support more than one at the same time. Finally, a mobility protocol for vehicular networks is obtained that supports simultaneous connections to the network, in which those connections can be seen and treated as belonging to the same user. Besides, the laboratory and road tests show that a division of the traffic through the several paths is performed in a way that it minimizes delay, maximizes the utilization of WAVE and minimizes the possible out-of-order packets.
Com a evolução da tecnologia e da mentalidade do público em geral, cada vez mais os avanços tecnológicos levam à chamada internet das coisas e, por sua vez, a internet das coisas leva à criação de novos objetivos e à utilização de novas abordagens no que diz respeito às redes de acesso. Além dessa evolução, deseja-se também a comunicação estável e independentemente da tecnologia de acesso. Atualmente torna-se cada vez mais importante estar ligado em todo lado e a toda a hora, independentemente das condições de acesso. A utilização das redes veiculares é cada vez mais uma realidade, sendo estas já utilizadas com vários objetivos e fornecendo variados serviços. Neste sentido, estes tipos de redes já podem fornecer atualmente vários serviços à comunidade, nomeadamente a ligação à internet dentro do veículo, a recolha e utilização de dados sobre a cidade e, quando a utilização for estendida a veículos de utilizadores comuns, será possível o suporte para a segurança rodoviária e até condução autónoma. Com a dinamicidade destas redes é comum um nó estar ao alcance de mais do que um ponto de acesso, mas quando isso acontece, apenas se liga a um deles independentemente da boa qualidade de ambos. Além disso, com a grande mobilidade dos nós da rede, a quantidade de alterações relativas ao ponto de acesso à rede é bastante grande, o que leva à extrema importância de garantir sempre uma boa ligação e uma rápida alteração da ligação sempre que necessário. Esta dissertação concentra-se na necessidade de garantir a ligação simultânea a vários pontos de acesso à rede e uma rápida mobilidade dos nós de uma forma transparente para o utilizador. Com este objetivo, é realizada a integração do protocolo de mobilidade de rede Network PMIPv6 (N-PMIPv6) com uma extensão de suporte ao multihoming para o Proxy Mobile IPv6 (PMIPv6). Nesta integração as várias entidades que suportam o multihoming são integradas e adaptadas às características/ funcionamento do N-PMIPv6 de maneira a que estas estejam o mais adaptadas possível às condições das redes veiculares. É também utilizada uma particularidade da tecnologia veicular Wireless Access in Vehicular Environments (WAVE) para proceder a várias ligações com uma só interface. Além disso, o tráfego destinado aos utilizadores é distribuído tendo em conta as características das redes e do próprio tráfego. Relativamente às ligações efetuadas, a entidade de decisão e execução de ligações à rede é melhorada para permitir a ligação a vários pontos de acesso em simultâneo. Por fim, obtém-se um protocolo de mobilidade para redes veiculares que suporta ligações simultâneas à rede, em que essas ligações são vistas e tratadas como pertencendo ao mesmo utilizador. Além disso, os testes de laboratório e estrada mostram que se consegue efetuar uma divisão do tráfego pelos vários caminhos minimizado o delay, maximizando a utilização de WAVE e minimizando os possíveis pacotes fora de ordem.
Description: Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/16401
Appears in Collections:DETI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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