Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16386
Título: | Efeitos da comunicação e da cultura em estratégias de marketing relacional |
Autor: | Gonçalves, José Filipe Moreira |
Orientador: | Roberto, Teresa Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca |
Palavras-chave: | Línguas e relações empresariais Marketing relacional Comunicação nas organizações |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se analisar quais os efeitos das componentes
comunicacional e cultural na implementação de estratégias de marketing
relacional. É composto por (i) uma revisão bibliográfica das características e
evolução da perspetiva de marketing relacional, (ii) por uma análise de um
conjunto de dimensões (valor percebido, qualidade percebida, satisfação,
confiança, comprometimento e lealdade) que permitem avaliar a qualidade de
um relacionamento, e das respetivas relações que se estabelecem entre si, (iii)
por um estudo das influências de aspetos de comunicação numa organização e
num relacionamento, (iv) por uma pesquisa dos efeitos da cultura na
implementação de estratégias de marketing relacional e (v) por um breve estudo
de caso da multinacional ECCO. Verifica-se que, tanto a comunicação como a
cultura, desempenham papéis essenciais numa organização e na consecução
da lealdade de clientes e/ou parceiros de negócio. The aim of the present work is to examine the effects of communication and culture in the application of relationship marketing strategies. It is made up of (i) a bibliographical review on the characteristics and development of the relationship marketing perspective, (ii) an analysis of a set of dimensions (perceived value, perceived quality, satisfaction, trust, commitment and loyalty) that allow for the evaluation of the quality of a relationship and of the associations established among these dimensions, (iii) by a study of the influences of aspects of communication on an organization and on a relationship, (iv) by research on the effects of cultural aspects on the employment of relationship marketing strategies and (v) by a brief case study of the multinational company ECCO. Both communication and culture are seen to play essential roles in an organization and in the attainment of clients’ and business partners’ loyalty. |
Descrição: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16386 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Efeitos da comunicação e da cultura em estratégias de marketing relacional.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.