Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16375
Title: Sensibilização à diversidade cultural e promoção de comportamentos sustentáveis no pré-escolar
Author: Silva, Ana Rita Amaro da
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Diversidade linguística
Educação intercultural
Diversidade linguística
Desenvolvimento sustentável
Ensino pré-escolar
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivendo numa época marcada pela globalização e pelas migrações, podemos afirmar que as sociedades de hoje em dia caracterizam-se como multiculturais. O estilo de vida nas sociedades contemporâneas tem vindo a sofrer transformações, influenciadas pelos desenvolvimentos científicos e tecnológicos. Como nunca antes, a humanidade atravessa uma crise ambiental, reflexo dos valores, condutas e estilos de vida coletivos e que, por isso, constitui também uma crise cultural. Essa crise apresenta-se como um dos grandes desafios globais da humanidade e necessita de soluções educacionais que se configurem em mudanças de hábitos, valores, condutas e modos de vida. Neste sentido, a escola assume um papel fundamental na promoção de valores de abertura, justiça social e respeito pelo Outro e pelo ambiente. O presente trabalho pretende compreender de que forma podemos sensibilizar crianças, em idade pré-escolar, para a diversidade cultural através de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Desta forma, este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de educação pré-escolar, teve como principais objetivos compreender modos de sensibilização à diversidade cultural, aliados à promoção de comportamentos sustentáveis nos primeiros anos de escolaridade e avaliar as potencialidades educativas de atividades de promoção da diversidade cultural no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Seguindo uma perspetiva de investigação-ação, para a concretização deste estudo, foi elaborado um projeto de intervenção com um grupo de crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que teve como grande enfoque atividades de sensibilização à diversidade cultural, aliando modos de vida de diferentes povos à promoção de comportamentos sustentáveis. Neste âmbito, os dados recolhidos consistiram principalmente em (transcrições das) interações videogravadas das crianças efetuadas durante as sessões do projeto, tendo estas sido alvo de uma análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades realizadas envolveram de forma positiva as crianças, desenvolvendo atitudes de abertura e respeito pelo Outro e pelo ambiente, sendo percetível uma evolução e aquisição de novos conhecimentos relativos a outras culturas e da valorização de comportamentos sustentáveis.
Living in an age marked by globalization and migrations, we can say that societies of today are characterized as multicultural. The lifestyle in contemporary societies have been undergoing transformations, influenced by scientific and technological developments. As never before, humanity goes through an environmental crisis, reflecting the values, behaviours and collective lifestyles and therefore also a cultural crisis. This crisis presents itself as one of the great global challenges of humanity and requires educational solutions that configure changes in habits, values, behaviours and lifestyles. In this sense, the school plays a key role in promoting values of tolerance, social justice and respect for the Other and the environment. The aim of this study is to understand how we can raise awareness, from children of pre-school age, for cultural diversity through a sustainable development education. Thus, this study, conducted from an intervention project with a group of pre-school education, had the main objectives to understand the awareness types of cultural diversity, together with the promotion of sustainable behaviour in preschool and evaluate the educational potential of activities to promote cultural diversity in sustainable development education. Following an overview of research-action, an intervention project was designed with a group of preschool children, aged 3 to 5 years, with great focus in activities of awareness to cultural diversity, combining the ways of life of the different people with the practice sustainable behaviour. In this context, the collected data consisted mainly (of transcriptions) of videotaped interactions of children made during the sessions of the project, subjected to a content analysis. Data analysis shows that the activities involved positively the children, developing value attitudes and respect for the Other and the environment, being noticeable a development and acquisition of new knowledge about other cultures and the appreciation of sustainable behaviour.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16375
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.