Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinho, Ana Sofiapt
dc.contributor.authorSilva, Gisela Santospt
dc.date.accessioned2016-11-30T10:04:03Z-
dc.date.available2016-11-30T10:04:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16374-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório da prática pedagógica desenvolveu-se num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos analisar e refletir sobre as práticas de educação para a cidadania no âmbito do projeto desenvolvido e sobre as suas potencialidades formativas, bem como analisar as práticas de desenvolvimento da competência comunicativa das crianças e refletir sobre o papel do educador neste contexto. O trabalho desenvolvido, que seguiu uma perspetiva de investigação-ação, foi orientado pela seguinte questão: Qual o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa, numa perspetiva plurilingue, em contexto pré-escolar? Neste contexto, concebemos e implementámos um projeto de intervenção intitulado “Cantinho dos países do mundo”, através do qual se pretendeu sensibilizar as crianças para as diferentes línguas e culturas presentes no mundo, formando assim cidadãos mais responsáveis e conscientes da diversidade. Na sua concretização, optámos por recorrer à metodologia de trabalho por projeto, o que levou a que o projeto de intervenção fosse planeado conjuntamente com as crianças. Metodologicamente, a recolha dos dados foi executada através da observação direta, do registo fotográfico, da recolha de trabalhos realizados pelas crianças e de vídeo gravações de partes das sessões do projeto. A investigação concretizada concluiu que todo o projeto ocasionou momentos e espaços através dos quais as crianças desenvolveram atitudes de respeito pelos outros e pelo que os rodeia, conhecimentos referentes ao mundo das culturas e línguas, aspetos das dimensões social e civil da cidadania, bem como a competência comunicativa. Foi possível, a partir do trabalho desenvolvido, refletir sobre o papel do educador na educação para a cidadania e no desenvolvimento da competência comunicativa das crianças, o que passa, nomeadamente, pelo foco e tipo de atividades planeadas e pela atitude questionadora que este adote na interação com as crianças. Concluindo, face às potencialidades educativas evidenciadas pelo projeto desenvolvido, consideramos muito importante introduzir e dar continuidade a este tipo de projetos na Educação Pré-Escolar.pt
dc.description.abstractThis pedagogical practice report was developed in a kindergarten, with a group of pre-primary children. This project’s aims were to analyse and reflect upon the practices of education for citizenship carried out in the intervention project and about its formative potential, as well as to analyse the practices fostering the development of children’s communicative skill, and reflect on the role of the educator in this context. The work, which followed an action-research perspective, was oriented by the following question: What is the role of the educator in the education for citizenship and the development of communicative skill, in a plurilingual perspective, in a pre-primary context? In this context, we designed and implemented an intervention project entitled "The Corner of the countries of the world", through which it was intended to raise awareness in children for different languages and cultures around the world, forming by this way more responsible and aware citizens. To achieve that, we have chosen to resort to the methodology of project work, which leads to the intervention of the children in the planning project. Methodologically, the gathering of the data was made by direct observation, photographic records, the collection of works carried out by children and videotaping of parts of the project sessions. When achieved, this investigation permitted concluding that the project caused moments and space through which children could develop attitudes of respect towards each other and everything that surrounds them, knowledge about the world of languages and cultures, aspects of the social and civic dimension of citizenship, as well as their communicative skill. Thanks to this work, it was possible to reflect upon the role of the educator in the education for citizenship and in the development of children’s communicative skill, which namely depends on the focus 9 and types of the activities planned and the questioning attitude that they adopt in the interaction with children. In conclusion and given the educational potential evidenced by the project, we consider it is very important to introduce and keep on with this type of projects in Pre-School Education.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação para a cidadaniapt
dc.subjectPapel dos professorespt
dc.subjectCompetência comunicativapt
dc.subjectEducação interculturalpt
dc.subjectPráticas educativaspt
dc.subjectPlurilinguismopt
dc.subject.otherCompetência comunicativapt
dc.subject.otherEducação para a cidadaniapt
dc.subject.otherEducação plurilinguept
dc.subject.otherPapel do educadorpt
dc.subject.otherTrabalho de projetopt
dc.subject.otherEnsino pré-escolarpt
dc.titleEducar para cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar : papel do educadorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201575728-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.