Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16363
Title: A resolução de problemas da vida real no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Silva, Catarina Sofia Malta da
Advisor: Neto, Maria Teresa Bixirão
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Preparação para a vida activa
Aprendizagem pela resolução de problemas
Resolução de problemas - Estratégia
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A resolução de problemas da vida real permite a aquisição conhecimentos formais através de conhecimentos informais pré-adquiridos. Este estudo teve como finalidade conhecer e compreender as dificuldades dos alunos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, quando resolvem problemas da vida real, identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real, averiguar as atitudes dos alunos quando confrontados com problemas da vida real, assim como, apurar os contributos dos problemas da vida real no estabelecimento de relações (intra e interdisciplinares). Decorrente da finalidade, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real? Qual a atitude dos alunos quando confrontados com problemas da vida real? Qual o contributo dos problemas da vida real no estabelecimento de relações intra e interdisciplinares? Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, assente num estudo de caso. O estudo foi realizado com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de algumas aulas de Matemática, Português e Expressão Plástica, os alunos resolveram problemas da vida real. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as principais dificuldades dos alunos incidiam na interpretação e compreensão do problema, mobilização de conhecimentos e redação da resposta. Relativamente as estratégias, os alunos utilizam, essencialmente, o desenho e operações. No que respeita às atitudes dos alunos, estes problemas promovem a participação, perseverança e responsabilidade, evitando rejeição, medo ou fobia pela Matemática.
The real-life problem solving allows the acquisition formal knowledge through informal pre-acquired knowledge. This study aimed to know and understand the difficulties of students in early grades of basic education, when they solve real-life problems, identify the strategies used by students in solving real-life problems, find out the attitudes of students when faced with real-life problems as well as determine the contributions of real-life problems in establishing relations (intra and inter). Arising from the order, formulated the following research questions: What are the strategies used by students in solving problems of real life? What the students' attitude when faced with real-life problems? What is the contribution of the real-life problems in establishing intra and interdisciplinary relationships? Adopted a methodology of qualitative nature, based on a case study. The study was conducted with a group of 2nd year of basic education, and, over a few lessons in Mathematics, Portuguese and Artistic Expression, students solve real-life problems. The results from the analysis of the data collected showed that the main difficulties of the students focussed on interpretation and understanding of the problem, mobilizing knowledge and answer essay. Relatively strategies, students use mainly the design and operations. With regard to attitudes of students, these problems promote participation, perseverance and responsibility, avoiding rejection, fear or phobia for mathematics.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16363
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.