Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16360
Title: O universo da escala octatónica na improvisação
Author: Silva, José António Fonseca Ferra da
Advisor: Carvalho, José Paulo Torres Vaz de
Keywords: Música
Guitarra
Escalas musicais
Improvisação (Música) - Jazz
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende ser um estudo com enfoque na pesquisa histórica, bibliográfica e da prática musical sobre a escala octatónica na música ocidental e na improvisação no Jazz, procurando neste sentido conhecer o caminho que esta “percorreu” até à estruturação teórica que foi realizada a posteriori por vários autores. A escala octatónica é caraterizada por ser uma escala de oito sons simétricos intercalando um intervalo de tom e meio-tom ou vice-versa. No estudo da escala na improvisação no Jazz e nas demais situações musicais tentou-se utilizar várias ferramentas que normalmente são aplicadas na improvisação, que vão desde do estudo de intervalos, tríades, padrões e licks à aplicação da escala em várias formas musicais usadas no Jazz. O trabalho está dividido em três fases: inicia-se com uma pesquisa histórica em que se tenta tomar conhecimento do surgimento da escala na música ocidental; numa segunda fase, a sua construção em termos teóricos e de todos os outros elementos que advêm da escala; por fim, a sua aplicação na improvisação. Com este estudo pretendeu-se clarificar algumas dúvidas em relação ao universo octatónico existente quer na prática musical quer no ensino da música; pretende-se que seja uma boa fonte de apoio e referência para futuros investigadores que desejem estudar o mesmo assunto.
This dissertation is intended to be a study focusing on the historical research, literature and musical practice about the octatonic scale in Western music and improvisation in the Jazz, trying to know the path that it "went" until the theoretical structure that was carried out after by various authors. The octatonic scale is characterized by being an eight symmetrical sounds scale intercalating an interval of one tone and a half-tone or vice versa. In the study of the scale in improvisation in jazz and in other musical situations we tried to use various tools that are usually applied in improvisation, ranging from the study of intervals, triads, patterns and licks to the application of the scale in various musical forms used in Jazz. This work is divided into three phases: it starts with a historical research in which we try to become aware of the emergence of the scale in Western music; in a second phase, its theoretically construction and all other elements arising from the scale; finally, its application in improvisation. With this study we tried to clarify some doubts about the octatonic universe existing in the musical practice or in music education; we intend it to be a good source of support and reference for future researchers who wish to study the same subject.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/16360
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O universo da escala octatónica na improvisação.pdf14.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.