Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16351
Title: O peixe é fish por dentro e por fora : abordagem didática de cariz CTS
Author: Barros, Soraia Alexandra Sousa de
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Ciências da educação
Educação alimentar
Desenvolvimento sustentável
Peixes - Consumo
Educação pré-escolar
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório final de estágio pretende apresentar o projeto de intervenção-investigação desenvolvido numa perspetiva da educação sustentável. O mesmo foi implementado em articulação nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e do Seminário de Investigação Educacional, numa turma do Pré-escolar. O projeto de intervenção-investigação implementado teve como principais objetivos: i) avaliar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e ii) avaliar o impacte da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora investigadora que a concebeu, implementou e avaliou. O projeto de intervenção-investigação teve como suporte os seguintes pilares teóricos: i) Educação para o desenvolvimento sustentável; ii) Literacia científica; iii) Educação em ciências nos primeiros anos; iv) IBSE/Ensino por pesquisa & CTS e v) Educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. O mesmo projeto teve características de investigação-ação, sendo que como técnicas de recolha de dados utilizamos a observação, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Na análise dos dados recorremos à análise do conteúdo com suporte ao software WebQDA. Os resultados evidenciaram que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relacionados com a temática do peixe e seu consumo, assim como para a promoção do desenvolvimento profissional da professora estagiária investigadora. O projeto de intervenção-investigação assumiu-se assim como um incentivo ao ensino das ciências desde os primeiros anos, demonstrando que é possível desenvolver projetos deste cariz, por forma a contribuirmos para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis numa perspetiva da educação para o desenvolvimento sustentável.
This final stage of report aims to present the project of intervention-research developed a perspective of sustainable education. The same has been implemented in conjunction in the course units of Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar, a pre-school class. The implemented research-intervention project had as main objectives: i) evaluate the impact of didactic sequence in the learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values and ii) assess the impact of the didactic sequence in the professional development of researcher teacher whoShe conceived, implemented and evaluated. The action-research project was supported by the following theoretical pillars: i) education for sustainable development; ii) scientific literacy; iii) education in science in the early years; iv) IBSE / Teaching by Research & CTS v) nutrition education in an educational perspective to health. The same project was research-action features, and as data collection techniques use observation, interview survey and documentary compilation. In analyzing the data we used the analysis of content with support WebQDA software. The results showed that the project contributed to the development of learning of children in terms of knowledge, skills and attitudes and values related to the theme of fish and consumption, as well as to promote the professional development of teacher trainee researcher. The project intervention-research it was assumed as an incentive to science education from the early years, demonstrating that it is possible to develop projects of this nature in order to contribute to the formation of more conscious and responsible citizens in a perspective of education for sustainable development.
Description: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16351
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf11.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.