Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16350
Title: | Educação para o empreendedorismo : a ativação criativa no 1º CEB |
Author: | Alves, Vânia Patrícia Teixeira |
Advisor: | Migueis, Marlene da Rocha |
Keywords: | Empreendedorismo Empreendedorismo - Educação Criatividade Práticas educativas Desenvolvimento da criatividade Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Muitas vezes a educação está assente num currículo maioritariamente
académico e geralmente programado, centrado nas exposições orais dos
professores. É necessário substituir este tipo de ensino tradicional por um
ensino dinâmico, onde o aluno construa conhecimentos, desenvolva
competências, atitudes e valores, e que seja desafiado a pensar por si próprio
de forma dinâmica e evolutiva.
A educação para o empreendedorismo procura criar condições para que o
aluno se torne autónomo, criativo, capaz de definir e implementar projetos de
vida, isto é, criar condições para que se torne empreendedor. Nesta
perspetiva, considera-se que o tipo de ensino, que prevê o total envolvimento
do aluno e coloca o professor como orientador das aprendizagens, pode ser
designado por ensino empreendedor.
Sendo a criatividade uma das competências-chave do empreendedorismo,
neste estudo procurou-se compreender se atividades que promovam o
desenvolvimento da criatividade favorecem o desenvolvimento de atitudes
empreendedoras, em crianças do 1º ano do 1º CEB.
Este estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, insere-se numa metodologia qualitativainterpretativa.
Para a recolha de dados foram pensadas atividades nas quais
se procurou identificar os seguintes ativadores criativos: chuva de ideias,
flexibilização/ agilidade mental e solução criativa de problemas (Diez, 2004).
A análise dos resultados indica que as atividades implementadas tiveram
impacto no grupo, uma vez que na maior parte das crianças foi observado
algum indicador, que não se encontrava evidente antes da implementação do
projeto. Assim, pode-se inferir que a ativação criativa em crianças do 1.º CEB
favoreceu o desenvolvimento de uma atitude empreendedora. The education is often based on a mostly academic curriculum and generally scheduled, focused on oral teachers presentations. It is necessary the replacement of this traditional teaching by a dynamic teaching, where students build knowledge, develop skills, attitudes and values and be challenged to think for himself in a dynamic and evolutionary way. The entrepreneurship education seeks to create conditions for the student to become autonomous, creative, able to define and implement life projects, this is to create conditions to become an entrepreneur. In this perspective, it is, considered that the type of education that provides the full involvement of the student and puts the teacher as a learning supervisor may be designated by entrepreneur education. Being the creativity one of the key skills of entrepreneurship, this study aims to understand if activities that promote the development of creativity improve the development of entrepreneurial attitudes in children of the 1st year of the 1st CEB. This study conducted under the Master in Preschool Education and the 1st cycle of basic education teaching, inserted in a qualitative - interpretive methodology. For data collection were designed activities in which we tried to identify the following creative activators: brainstorming, flexibility / mental agility and creative problem solving. The results indicate that the implemented activities have impacted the group, because most of the children presented some indicator, that was not evident before the project implementation. Thus, it can be inferred that the creative activation in children of 1st CEB favored the development of an entrepreneurial attitude. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16350 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.