Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16347
Title: Estudo de abordagem ao mercado cerâmico artesanal nacional: caso prático Torrecid
Author: Cortinhal, Diogo Luis Martins
Advisor: Polónia, Daniel Ferreira
Keywords: Gestão
Artesanato
Estratégia de mercado
Defense Date: 21-Dec-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório surge na sequência do estágio curricular realizado durante o período de nove meses numa empresa produtora de matéria-prima para o mercado cerâmico, cujo principal objetivo se centrou na análise das potencialidades do mercado cerâmico artesanal e no desenho subsequente de uma estratégia para abordar esse mesmo mercado. Para o efeito é efetuada uma análise macro ao mercado cerâmico industrial português, identificando as principais tendências evolutivas nos últimos anos, sendo de seguida efetuada uma definição do conceito de mercado hobby e identificados os principais fornecedores do respetivo sector e as principais características distintivas da oferta tendo em consideração a perspetiva do artesão. Por forma a ter sustentação sobre as mudanças que se pretendem efetuar, foi efetuada uma revisão de literatura dos principais fatores que influenciam a cadeia de valor, das necessidades de reorientação em termos de metodologia de abordagem do mercado e por fim das metodologias de gestão de canais de distribuição. Com base nos objetivos e na revisão de literatura, é efetuada a apresentação e discussão de uma alternativa à atual estratégia utilizada para abordar o mercado hobby, tendo em consideração as necessidades específicas do mercado em análise e os principais pontos de discussão referenciados na revisão de literatura.Por último são avaliados potenciais impactos de implementação da solução proposta, bem como as principais conclusões do estágio.
This report is base on a nine-month traineeship period with a producer of raw materials for the ceramic market, and whose main objective focused on the analysis of the potential of artisanal ceramics market and the subsequent drawing of a strategy to address the same marketplace. For this purpose, it is performed a macro analysis of Portuguese industrial ceramics market, identifying the main evolutionary trends in recent years. Then it is made a definition of hobby market in ceramics and identified the main suppliers and the main distinguishing features valued by the artisans/craftsman. To support the changes intended, it was made a literature review of the key factors influencing the value chain, the reorientation needs in terms of market approach methodology and finally the management methodologies of distribution channels. Based on the objectives and literature review, it is presented and discussed an alternative to the current strategy used to address the hobby market, taking into account market-specific needs analysis and key discussion points referenced in the literature review. Finally the potential impacts of implementation of the proposed solution are evaluated, together with the main findings.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16347
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese1.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.