Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16223
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dc.contributor.authorAlves, Sara Susanapt
dc.contributor.authorMagalhães, Graça Maria Alves Santospt
dc.date.accessioned2016-10-27T17:09:35Z-
dc.date.available2016-10-27T17:09:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-99465-6-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16223-
dc.description.abstractCom o presente artigo pretende-se mostrar a expressão da linha como elemento da linguagem do desenho e, simultaneamente, perceber a relação que a linha estabelece com o espaço. Toma-se como referência a obra do artista Lewitt enquanto marco de origem concetual do desenho na relação que ele estabelece com o espaço. Consideraremos as obras dos artistas Sandback, Gego, Derdyk e Grzymala, cujo trabalho usa o espaço como suporte do desenho e, a partir daí, procuraremos perceber que relações se estabelecem entre o espaço – que corporiza a obra - e o espectador. Com base neste pressuposto procuramos interpretar a obra como instalação ou site-specific, resultado da integração do desenho num determinado espaço. Para tal, abordaremos metodologicamente três momentos: 1. a contextualização, 2. a clarificação do conceito, 3. a experiência do artista e 4. o envolvimento e participação do espectador na obra. Procuraremos concluir acerca da presença instigadora do desenho quanto à participação do espectador na obra.pt
dc.description.abstractThe present article pretends to demonstrate the line’s expression as an element of the drawing’s language and understand, at the same time, the relation that the line establishes with the space. The work of the artist Lewitt is taken as reference while being the conceptual origin mark of the drawing in the relation it establishes with the space. The works of the artists Sandback, Gego, Derdyk and Grzymala shall be considered as the starting point, whose work refers to the spatiality as means of the drawing, and from there, we shall try to understand the relations established between the space – that embodies the work – and the spectator. On this basis we try to interpret the work as an installation or site-specific as result of the drawing’s integration in a certain space. In this way we shall methodologically approach three moments: 1. the contextualization, 2. the concept’s clarification, 3. the artist’s experience and 4. the involvement and participation of the spectator regarding the installation. We will reach the conclusion about the drawing’s instigating presence in relation to the spectator’s participation in the work.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEdição IPCApt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLinhapt
dc.subjectEspaçopt
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectSite-specificpt
dc.subjectEspectadorpt
dc.subjectLinept
dc.subjectSpacept
dc.subjectDrawingpt
dc.subjectSite-specificpt
dc.subjectGesturept
dc.subjectSpectatorpt
dc.titleO desenho que providencia um contextopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date10-12 junho, 2016pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage159pt
degois.publication.lastPage168pt
degois.publication.locationBarcelos, Portugalpt
degois.publication.titleCONFIA 2016: International Conference on Illustration & Animationpt
dc.relation.publisherversionhttp://www.confia.ipca.pt/pt
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