Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16220
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T09:20:23Z | - |
dc.date.available | 2016-10-27T09:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-452-9 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/16220 | - |
dc.description.abstract | Com a presente publicação pretende-se descrever e interpretar o modo como decorreu a fase de avaliação (fase II) do projeto - Avaliação do impacte da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste – um estudo no âmbito da cooperação internacional, financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/5065/2012). O estudo agora apresentado dá sequência ao anterior, correspondente à fase I, já publicado (Cabrita et al., 2015). Completase, assim, o projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de 12 investigadores, no biénio 2013-2015. Complexo e delicado nos procedimentos de recolha de dados, o projeto constituiu um grande desafio para a equipa de investigação, exigindo missões alargadas em Timor-Leste, para contacto com interlocutores diversos, a saber, responsáveis educativos, professores, formadores de professores e alunos. Conforme o documento de projeto explicita, os objetivos da fase II contemplavam: (i) caracterizar mudanças nas conceções de ensino dos professores; (ii) caracterizar mudanças nas práticas de ensino dos professores; (iii) caracterizar o conhecimento dos professores acerca do novo currículo; (iv) avaliar o impacte, a curto prazo, da reestruturação curricular do Ensino Secundário Geral (RCESG) nas conceções de aprendizagem dos alunos e hábitos de estudo; (v) explicitar o papel que os professores atribuem aos recursos didáticos desenvolvidos e (vi) perceber como é que os professores usam o Guia do professor para preparar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação. Saliente-se, desde já, que se trata de fazer uma avaliação do impacte na fase inicial de implementação da RCESG, a qual se iniciou em 2012, no 10.º ano de escolaridade, com os primeiros Manuais, Guias e Programas a chegar às escolas no fim do 1.º período letivo e em número insuficiente face ao número de alunos e professores. (...) | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | UA Editora | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino secundário - Timor-Leste | pt |
dc.subject | Reforma curricular | pt |
dc.subject | Avaliação em educação | pt |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt |
dc.title | Ensino secundário geral em Timor-Leste: perspetivando o futuro | pt |
dc.type | book | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.location | Aveiro | pt |
ua.pagination | 119p. | pt |
dc.relation.publisherversion | http://cms.ua.pt/editora/ | pt |
Appears in Collections: | DEP - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino Secundário Geral em Timor-Leste.pdf | 8.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.