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dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2016-10-27T09:20:23Z-
dc.date.available2016-10-27T09:20:23Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.isbn978-972-789-452-9pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16220-
dc.description.abstractCom a presente publicação pretende-se descrever e interpretar o modo como decorreu a fase de avaliação (fase II) do projeto - Avaliação do impacte da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste – um estudo no âmbito da cooperação internacional, financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/5065/2012). O estudo agora apresentado dá sequência ao anterior, correspondente à fase I, já publicado (Cabrita et al., 2015). Completase, assim, o projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de 12 investigadores, no biénio 2013-2015. Complexo e delicado nos procedimentos de recolha de dados, o projeto constituiu um grande desafio para a equipa de investigação, exigindo missões alargadas em Timor-Leste, para contacto com interlocutores diversos, a saber, responsáveis educativos, professores, formadores de professores e alunos. Conforme o documento de projeto explicita, os objetivos da fase II contemplavam: (i) caracterizar mudanças nas conceções de ensino dos professores; (ii) caracterizar mudanças nas práticas de ensino dos professores; (iii) caracterizar o conhecimento dos professores acerca do novo currículo; (iv) avaliar o impacte, a curto prazo, da reestruturação curricular do Ensino Secundário Geral (RCESG) nas conceções de aprendizagem dos alunos e hábitos de estudo; (v) explicitar o papel que os professores atribuem aos recursos didáticos desenvolvidos e (vi) perceber como é que os professores usam o Guia do professor para preparar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação. Saliente-se, desde já, que se trata de fazer uma avaliação do impacte na fase inicial de implementação da RCESG, a qual se iniciou em 2012, no 10.º ano de escolaridade, com os primeiros Manuais, Guias e Programas a chegar às escolas no fim do 1.º período letivo e em número insuficiente face ao número de alunos e professores. (...)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUA Editorapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino secundário - Timor-Lestept
dc.subjectReforma curricularpt
dc.subjectAvaliação em educaçãopt
dc.subjectFormação contínua de professorespt
dc.titleEnsino secundário geral em Timor-Leste: perspetivando o futuropt
dc.typebook-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.locationAveiropt
ua.pagination119p.pt
dc.relation.publisherversionhttp://cms.ua.pt/editora/pt
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