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Title: Formação e supervisão das práticas clínicas : uma abordagem ecológica
Author: Varandas, Maria Liliana Canas
Advisor: Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de
Keywords: Supervisão clínica
Enfermagem - Supervisão
Cuidados de enfermagem - Qualidade
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento individual
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nos últimos anos, um conjunto de mudanças de natureza tecnológica institucional, legal e cultural alteraram as funções, a responsabilidade social e a estrutura das organizações de saúde. Estas transformações estão na base do debate actual sobre supervisão clínica em enfermagem enquanto estratégia de promoção da satisfação profissional, segurança e qualidade dos cuidados. A emergência da supervisão clínica em enfermagem permitiu interrogar e dar visibilidade a novas modalidades de formação no contexto de trabalho. A supervisão clínica é um processo multidimensional que inclui encontros regulares entre supervisores e supervisados, com o objectivo de analisar experiências de trabalho e de formação. Dedica-se especial atenção às dimensões emocionais, qualidade de cuidados, relação terapêutica e desenvolvimento pessoal e profissional. A presente pesquisa assume a forma de um estudo de caso realizado num hospital psiquiátrico (Hospital Magalhães Lemos). O objectivo principal do estudo consistiu em compreender o processo amplo e complexo de aprendizagens desenvolvidas em contexto clínico e a forma como estas condicionam as estratégias supervisivas. Recorrendo ao modelo bioecológico de Bronfenbrenner, o estudo interroga de forma sistemática a origem e as relações entre formação e supervisão. Os participantes do estudo foram 18 enfermeiros do referido hospital. Contamos, igualmente, com a colaboração de três peritos com profundo conhecimento da cultura e realidade hospitalar. A informação foi colhida com base em questionários e entrevistas semiestruturadas. O questionário (Clinical Supervision Nursing Inventory – CSNI - V1) inclui três partes. A parte I e II foram relevantes para caracterizar os participantes e o contexto clínico. A parte III do instrumento inclui um inventário com 24 itens. O Alfa de Cronbach calculado pelo autor foi de 0,93 para os 24 itens da escala, indicando excelentes resultados psicométricos. A entrevista semi-estruturada foi usada para a recolha de dados junto dos três peritos. Os enfermeiros possuem uma atitude positiva perante a supervisão clínica. O desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros estava relacionado com as oportunidades de formação emergentes no contexto das práticas. Embora a expressão “supervisão clínica” seja por vezes utilizada de forma incorrecta nas organizações, concluímos que existiam no hospital boas práticas a nível da supervisão dos cuidados, relacionando desenvolvimento pessoal, qualidade de cuidados e competências profissionais. Tentámos problematizar as experiências supervisivas partindo de teorias sócio-culturais e bio-ecológicas. Os participantes do estudo referiram que há necessidade de formalizar o sistema de supervisão clínica em enfermagem, evitando relacionálo com o sistema de supervisão de gestão. São apresentados e discutidos diversos subsídios para o desenvolvimento do sistema de supervisão clínica em enfermagem, no hospital.
A series of technological, institutional, legal and cultural changes have reshaped the role and social responsibilities of health organizations. These transformations lead to a debate focused on clinical supervision in nursing as a way to promote satisfaction, safety care and quality of nursing practices. The advent of clinical supervision for nurses espoused new modalities of learning in the workplace. Clinical supervision is a multi-dimensional process which includes regular periods of time that supervisor and supervisee spend together discussing the supervisee´s work and learning progress paying attention to the emotional dimensions, quality of care, nurse/patient relationship, professional and personal development. This research encompasses a case study carried out in a psychiatric hospital (Hospital Magalhães Lemos). The main goal of the study was to understand the broad and complex learning processes developed in the clinical context and the way shape nursing clinical supervision. Using Bronfenbrenner´s bio-ecological model, yhe study systematically conceptualizes the origin of and interplay among the factors influencing education and supervision. The participants of the study were 18 nurses that are working in the hospital. We also had the support of three experts that have a good understanding of the hospital reality and culture. The data for the study were collected by a questionnaire and a semi-structured interview. The questionnaire (Clinical Supervision In Nursing Inventory – CSNI – V1) includes three parts. Part I and II are relevant to characterize both the participants and the clinical context. Part III of the instrument included an inventory with 24 items. Cronbach´s alpha coefficient calculated by the author was 0,93 for the total scale (24 items), indicating excellent results for initial field-testing. The semi structurated interview was used to collect data from the three experts. Nurses had an overall positive attitude towards clinical supervision. Personal and Professional development of nurses depends directly on its education specially the one emerging in the work context. Although the term “clinical supervision” has been incorrectly used in some organizations, we conclude that there are in the hospital good supervisory experiences, linked personal development, quality of care and professional competences. Characteristics of successful supervision are best explained using frameworks derived from socio-cultural and bio-ecological theories. Participants told that there is a need to a formal specification of the clinical supervision system, avoiding connects it to the managerial supervision. Some contributions to develop the clinical supervision system in the Hospital are discussed.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16201
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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