Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16191
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos | pt |
dc.contributor.author | Pombo, Fátima | pt |
dc.contributor.author | Providência, Francisco | pt |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T11:25:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-11T11:25:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-458-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/16191 | - |
dc.description.abstract | Neste texto pretendemos analisar a relação fundadora do desenho na prática do projecto assumida na palavra disegno enquanto representação de um pensamento projectual. Posicionando-se como informador do conceito, através da construção da ideia, o desenho revela a forma do objecto na representação. O desenho como acção interna ao projecto promove a interpretação do mundo e a sua transfiguração no objecto. O nível de interpretação do desenho – a sua limitação e especificidade – resultará na caracterização do objecto. Segundo Jean-Luc Nancy (Tre saggi sull’immagine, 2002) o prefixo re de re + presentatio significa intensificação. Re + presentatio é presentatio (= imagem) + re (=ideia) ou seja, neste caso imagem (= presentatio) intensificada pela ideia. Representa-se, portanto, através da dualidade entre a presença da imagem e o que se imagina através dela. O desenho opera e interpreta esta dualidade concretizando-se no conceito (ideia). A questão de investigação que orienta este texto é a seguinte: quais os limites para o exercício prático do desenho enquanto pensamento e possibilidade de representação da ideia no processo criativo (projecto)? Metodologicamente referimo-nos à prática do desenho a partir de três momentos: 1. o desenho do objecto como momento da invenção enquanto corpo do projecto, 2. o objecto desenho como momento de validação do corpo do autor (autoria) 3. o desenho objecto como momento de reconhecimento iconográfico da história. Com este estudo procuramos contribuir: 1. para a compreensão do projecto ao nível da decifração criativa, técnica e conceptual do objecto; 2. para o estudo comparado das imagens que resultam da prática do desenho na relação com o projecto; 3. para a compreensão do desenho através do contacto interdisciplinar com outras áreas de investigação. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | UA Editora | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desenho | pt |
dc.subject | Projecto | pt |
dc.subject | Decifração criativa | pt |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt |
dc.title | A extensão do desenho para além do projecto | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 7-11 outubro, 2015 | pt |
ua.event.type | meeting | pt |
degois.publication.firstPage | 322 | pt |
degois.publication.lastPage | 325 | pt |
degois.publication.location | Aveiro, Portugal | pt |
degois.publication.title | 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART: arte e desenvolvimento humano | pt |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10773/15429 | pt |
Appears in Collections: | ID+ - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A extensão do desenho para além do projecto.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.