Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMagalhães, Graça Maria Alves dos Santospt
dc.contributor.authorPombo, Fátimapt
dc.contributor.authorProvidência, Franciscopt
dc.date.accessioned2016-10-11T11:25:34Z-
dc.date.available2016-10-11T11:25:34Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn978-972-789-458-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16191-
dc.description.abstractNeste texto pretendemos analisar a relação fundadora do desenho na prática do projecto assumida na palavra disegno enquanto representação de um pensamento projectual. Posicionando-se como informador do conceito, através da construção da ideia, o desenho revela a forma do objecto na representação. O desenho como acção interna ao projecto promove a interpretação do mundo e a sua transfiguração no objecto. O nível de interpretação do desenho – a sua limitação e especificidade – resultará na caracterização do objecto. Segundo Jean-Luc Nancy (Tre saggi sull’immagine, 2002) o prefixo re de re + presentatio significa intensificação. Re + presentatio é presentatio (= imagem) + re (=ideia) ou seja, neste caso imagem (= presentatio) intensificada pela ideia. Representa-se, portanto, através da dualidade entre a presença da imagem e o que se imagina através dela. O desenho opera e interpreta esta dualidade concretizando-se no conceito (ideia). A questão de investigação que orienta este texto é a seguinte: quais os limites para o exercício prático do desenho enquanto pensamento e possibilidade de representação da ideia no processo criativo (projecto)? Metodologicamente referimo-nos à prática do desenho a partir de três momentos: 1. o desenho do objecto como momento da invenção enquanto corpo do projecto, 2. o objecto desenho como momento de validação do corpo do autor (autoria) 3. o desenho objecto como momento de reconhecimento iconográfico da história. Com este estudo procuramos contribuir: 1. para a compreensão do projecto ao nível da decifração criativa, técnica e conceptual do objecto; 2. para o estudo comparado das imagens que resultam da prática do desenho na relação com o projecto; 3. para a compreensão do desenho através do contacto interdisciplinar com outras áreas de investigação.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUA Editorapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectProjectopt
dc.subjectDecifração criativapt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.titleA extensão do desenho para além do projectopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date7-11 outubro, 2015pt
ua.event.typemeetingpt
degois.publication.firstPage322pt
degois.publication.lastPage325pt
degois.publication.locationAveiro, Portugalpt
degois.publication.title14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART: arte e desenvolvimento humanopt
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10773/15429pt
Appears in Collections:ID+ - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A extensão do desenho para além do projecto.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.