Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16082
Title: Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
Author: Freitas, Marta Sofia Ribeiro
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Design
Identidade
Marcas
Ilustração
Pictogramas
Defense Date: 30-Oct-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A ilustração aplicada ao branding resulta de um modo reflexivo por parte do autor. Esse modo é, por si só, o papel do ilustrador como designer gráfico. A identidade de uma marca nasce da sua história, contexto e sensações, as quais o autor adquire e transmite, segundo as suas vivências, de modo a responder às necessidades das pessoas que o rodeiam. O desenvolvimento de uma marca é um longo processo de análise e reflexão, contínuo e exigente. Aplicando a ilustração a este meio, como objeto visual principal, a língua deixa de ser um entrave e a identidade passa a ser comunicada aos olhos e memória de qualquer um, de forma imediata e eficaz. Conceptualmente, a Tinta Barroca absorve estes princípios, transformando-se numa marca de eventos culturais, embora bastante focada em eventos que podem abranger jantares bem portugueses ou provas de vinho. O projeto foi desenvolvido à base do experimentalismo. Todas as ilustrações da marca foram, numa primeira fase, produzidas manualmente e posteriormente tratadas digitalmente, testando diferentes formas, texturas e materiais. A excessividade ilustrativa é o ponto de partida para comunicar as ideologias da Tinta Barroca, baseando-se no barroquismo, erotismo e nos prazeres da vida. A identidade gráfica da marca misturase com uma decoração já pré-definida: uma mesa bem preenchida e recheada de flores, frutos, vinho e comidas divinais, que se aproximam, pelo excesso, dos princípios do barroco.
The illustration applied to the branding, results from the author’s reflexive mode. This process defines, by itself, the role of the illustrator as a graphic designer. The identity of a brand germinates from its history, context and sensations, which the author acquires and transmits according to his experiences, in order to meet the needs of those around him. The development of a brand is a long process of analysis and reflexion, continuous and demanding. Applying the illustration to this environment as the main visual object, the language is no longer an obstacle and the identity gets to be communicated to the eyes and memory of anybody, in an immediate and effective way. Conceptually, Tinta Barroca absorbs these principles, becoming a brand of cultural events, although quite focused on events covering Portuguese dinners and wine tasting. This project was developed on the basis of experimentalism. All the illustrations of the brand were initially produced manually, and thereafter processed digitally by testing different shapes, textures and materials. The illustrative exceeding was the starting point to communicate the ideologies of Tinta Barroca, based on the Baroque style, the eroticism and the pleasures of life. The graphic identity of the brand is combined with a predefined decoration: a well-supplied table, filled with flowers, fruits, wine and heavenly food that, by the excess, approaches the Baroque principles.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/16082
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese80.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.