Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Helenapt
dc.contributor.authorVieira, Filipa Marquespt
dc.date.accessioned2016-09-05T13:02:54Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:56Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16071-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractA presente investigação tem como objeto de estudo a Arte Nova nas cidades de Aveiro e Ílhavo, traduzindo-se posteriormente na criação de uma aplicação mobile de um roteiro diferenciador referente ao património Arte Nova localizado nas duas cidades. Existe em Aveiro, uma tomada de consciência notória relativa ao património que se enquadra no espírito e nas características do estilo Arte Nova. Isso em muito se deve à originalidade e diversidade de interpretações que a caracterizam localmente. No entanto, apesar dos melhoramentos efetuados na comunicação deste património, especialmente depois da reabilitação do edifício Mário Belmonte Pessoa e da sua transformação em Museu Arte Nova, o roteiro atual não contempla todos os artefactos do estilo existentes na cidade e exclui aqueles que se encontram fora do centro urbano da cidade de Aveiro. Em Ílhavo a realidade é completamente díspar da encontrada na cidade vizinha, Aveiro, não existindo grande decoro pelo tratamento da informação referente ao estilo Arte Nova, apenas algumas referencias breves em guias culturais e um roteiro limitado no site da Câmara Municipal de Ílhavo. Paralelamente a isto, a região de Aveiro tornou-se numa das regiões com o espólio mais significativo do país. Dada à sua importância cultural e local, o roteiro diferenciador que propomos nesta investigação irá intervir de forma a melhorar o que já existe, passando pelo aprofundamento de conhecimentos sobre o tema, catalogação, cruzamento e agrupamento de toda a informação dos artefactos que se encontrem dispersos pelas duas cidades, de forma a tornar mais fácil a procura e o acesso à informação. Numa primeira fase, a investigação irá focar-se nos conteúdos afetos a cada um dos artefactos, sendo estes metodologicamente trabalhados através do método triangular de Francisco Providência, a interpretação autoral (autoria) que se traduz na evolução dos edifícios (tecnologia) e a relevância da sua história (programa) para o património nacional. Posteriormente, os conteúdos anteriormente referidos serão adaptados a uma aplicação mobile que facilitará o acesso à informação previamente selecionada referente a cada artefacto, apresentando uma breve história sobre as manifestações da Arte Nova nas cidades de Aveiro e Ílhavo. Esta aplicação mobile permitirá perceber a evolução dos edifícios desde a sua construção até à atualidade, ao nível de recuperação estrutural ou da falta de reabilitação e recuperação dos mesmos. Contribuirá para conhecer se os edifícios mantiveram (ou não) as suas características originais relativas ao desenho e tecnologia, para tal fará valerse de tecnologias como Realidade Aumentada, assim como os princípios de elaboração e leitura de QR codes, para facilitar o acesso, localização e compreensão dessa mesma informação, permitindo ainda que o seu utilizador embarque numa viagem no tempo e experiencie o roteiro de uma forma diferente. Paralelamente, pretende-se que este roteiro funcione como um roteiro único do património Arte Nova nas duas cidades, com o intuito de se expandir a outras cidades e se tornar num roteiro único do património Arte Nova na região de Aveiro. A diversidade do património Arte Nova nesta região assenta no cunho pessoal e social que os proprietários atribuíram aos seus artefactos, assim como na formação e a capacidade artística fortemente influenciada pela técnica pessoal, temperamento e sensibilidade dos seus autores, fazendo destes artefactos autênticas obras de arte, que merecem o seu estudo. Constatou-se, ao nível dos resultados que o protótipo da aplicação mobile, se adequaram ao que foi anunciado, a nível investigativo, e por isso, interessou a este estudo confirmar a demonstração do que foi enunciado. No entanto, concluiu-se que o respetivo protótipo necessita de ser ‘afinado’ em estudos futuros. Independentemente, das fragilidades encontradas, considera-se que este protótipo de aplicação mobile poderá servir como meio de excelência para a integração de conteúdos que vão mais além do que a visualização dos artefactos. Assim, contribui-se para o adensamento e acesso ao conhecimento sobre a história da Arte Nova em Portugal.pt
dc.description.abstractThis research has as object of study the Art Nouveau in the cities of Aveiro and Ílhavo, resulting later in creating a mobile application of a distinctive route referring to the Art Nouveau heritage located in both cities. In Aveiro exists a remarkable awareness about the heritage that falls within the spirit and characteristics of the Art Nouveau style. This is greatly due to the originality and diversity of interpretations that characterize it locally. However, despite the improvements made in the communication of this heritage, especially after the rehabilitation of the building Mário Belmonte Pessoa and its transformation into Museum Art Nouveau, the current route does not cover all existing artifacts in the city and excludes those who are outside the urban center of the city of Aveiro. In Ílhavo reality is quite disparate from that found in the nearby town of Aveiro, with no great decorum of the processing related to the Art Nouveau style, just a few brief references in cultural guides and a limited route in the Municipality of Ílhavo site. In parallel, Aveiro also became one of the regions with the most significant collections in the country. Given their cultural and local importance, we propose to create a route that will improve the work that already exists through the furthering of knowledge on this topic and a cataloging, crossing and grouping of all the information about the artefacts which are scattered by these cities in order to make it easier to search and access their information. The research is at its beginning, and in a first phase it will be focused on the contents assigned to each of the artefacts. These will be methodically studied through Francisco Providência triad, an authorial interpretation (authorship) which will then reflect the evolution of the buildings (technology) and the relevance of its story (program) to the national heritage. Subsequently, the above-mentioned contents will be adapted for a mobile app that will facilitate access to previously selected information regarding each artifact, presenting a brief history of the manifestations of Art Nouveau in the cities of Aveiro and Ílhavo. This mobile application will see the evolution of the building from its construction to the present day, the level of structural recovery or lack of rehabilitation and recovery thereof. This research will contribute to an understanding of the evolution of the building from its construction to the present day, its level of structural recovery or lack of it and also its rehabilitation. It will also contribute to knowledge about the buildings that maintained (or not) their unique design and technological characteristics. For that will draw on technologies such as Augmented Reality, as well as the principles of preparation and reading QR codes for easy access, location and understanding of such information, while still allowing the user take a journey through time and experience the script in a different way. At the same time, it is intended that this route to work as a single heritage route of Art Nouveau in both cities in order to expand to other cities and become a single heritage route Art Nouveau in Aveiro region. The diversity of the Art Nouveau heritage in this region is based on the personal and social nature that owners attributed to their artefacts, as well as the training and the artistic ability of its authors strongly influenced by personal temperament and technique sensitivity that make these artefacts authentic works of art that deserve to be studied. It was found at the level of results that the prototype of the mobile application, are suited to what was announced, the investigative level, and so interested in this study confirm the demonstration of what was stated. However, it was concluded that the respective prototype needs to be ‘tuned’ in future studies. Regardless, the weaknesses found, it is considered that this prototype mobile application may serve as a means of excellence for the integration of content that go further than the artifacts display. Thus contributing to the consolidation and access to knowledge about the history of Art Nouveau in Portugal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectArte nova - Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectArte nova - Ílhavo (Portugal)pt
dc.subjectPatrimónio - Edifíciospt
dc.subjectPatrimónio cultural - Roteirospt
dc.subjectRealidade aumentada - Dispositivos móveispt
dc.subject.otherArte Novapt
dc.subject.otherAveiropt
dc.subject.otherÍlhavopt
dc.subject.otherInteraçãopt
dc.subject.otherUsabilidadept
dc.subject.otherAplicação mobilept
dc.titleNovo roteiro para a Arte Nova em Aveiro e Ílhavo: proposta de uma aplicação mobilept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2017-11-30T14:00:00Z-
dc.identifier.tid201574853-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese23.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.