Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16064
Title: Desenvolvimento do balanced scorecard na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro
Author: Burine, Lotina Clara Rafael
Advisor: Melo, Ana Isabel
Ferreira, Augusta da Conceição Santos
Keywords: Gestão
Avaliação de desempenho
Administração pública
Ensino superior
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de avaliação e gestão de desempenho e de gestão estratégica, que tem como objetivo auxiliar a gestão das organizações. O objetivo principal do presente trabalho foi propor um BSC para uma escola superior politécnica pública, com o propósito de proporcionar à gestão da instituição uma ferramenta que permita melhorar o desempenho organizacional. O estudo foi realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), uma escola politécnica integrada na Universidade de Aveiro, uma instituição de ensino superior pública. O BSC foi desenvolvido recorrendo à análise documental de documentos internos e de legislação e a entrevistas semiestruturadas efetuadas ao Diretor da ESTGA-UA, aos diretores de curso, a funcionários não docentes e a estudantes. Foi igualmente utilizada a observação participante. Dada a pertinência desta ferramenta no auxílio à melhoria do desempenho e à gestão organizacional, sugere-se a implementação do BSC proposto na ESTGA-UA.
The Balanced Scorecard (BSC) is a strategic performance measurement and management tool, which aims at helping in organization management.The main objective of this reserach is to propose a BSC for a Public Polytechnic School, in order to provide the management of the institution with a tool that allows them to improve the organization’s performance.The study was conducted at the School of Technology and Management of Águeda (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - ESTGA-UA), a polytechnic school which is part of the University of Aveiro, a public higher education institution.The BSC was developed through the review of internal documents, existing legislation, and semi-structured interviews, conducted to the Director of ESTGA-UA, Course Directors and academics in management roles, non-teaching staff, and students. Participant observation was also used in this study.Given the relevance of this tool in improving both organizational performance and management, the implementation of the proposed BSC at ESTGA-UA is suggested.
Description: Mestrado em Contabilidade - Administração Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/16064
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.