Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16032
Título: Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal
Autor: Lima, Patrícia Paula
Orientador: Sardo, Susana Bela Soares
Albuquerque, Maria Betânia Barbosa
Palavras-chave: Música - Etnomusicologia
Etnomusicologia
Interpretação musical
Rituais
Fonogramas
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O ritual onde se utiliza a cocção conhecida por ayahuasca vem sendo ressignificado em contextos urbanos há mais de oito décadas, sobretudo após sua expansão iniciada pelos movimentos organizados. Essa experiência derivante dos povos da floresta amazônica, vem ultrapassando tanto fronteiras geográficas como culturais, sendo constantemente reinventada por diferentes agentes. Contemporaneamente, o fenômeno abarca indivíduos provenientes de várias partes do mundo incorporando legados doutrinários de mestres originários da América Latina. A linha doutrinária conhecida por União do Vegetal - UDV, na qual este trabalho se centra, vem ganhando espaço entre os circuitos europeus neo esotéricos. Atualmente o ritual é vivenciado por mais de 18 mil pessoas espalhadas pelo globo e tem como característica, após a ingestão da cocção, a utilização da música como uma das ferramentas mediadoras para a apreensão dos princípios doutrinários. Usualmente os mestres da UDV têm como característica a utilização de fonogramas de variadas categorias musicais que adquirem uma dimensão simbólica e funcional no momento do ritual. A comunidade estabelecida em Portugal - foco desta tese – e as comunidades digitais Musincante e Músicas do Alto, permitiram-me perceber, através do trabalho de campo e de observação participante, elementos constitutivos que abrangem toda a comunidade da UDV. O enfoque parte da perspectiva de observar essa doutrina como um lugar de conhecimento sistematizado e formal. No sentido de compreender os processos de construção desse saber, foi verificado o protagonismo do ato da escuta como elemento central para a apreensão da doutrina. Neste sentido, esta tese adota o conceito de performance da escuta como meio de explorar as formas como o indivíduo e o coletivo absorvem um saber doutrinário a partir da música e de como esta assume o papel de mediadora dos saberes transmitidos no contexto da UDV e de manutenção deste conhecimento num contexto extra ritual.
The ritual which uses the tea known as Ayahuasca has been re-signified in urban contexts for over eight decades, especially after its expansion initiated by organized movements. The experience - which derives from the people of the Amazon rainforest - has surpassed both geographical and cultural boundaries, as it is constantly re-invented by cultural mediators. Nowadays, the phenomenon involves individuals from all over the world, incorporating the doctrinal heritage of the masters from Latin America. The doctrinal strand known as the União do Vegetal - UDV, on which my work focuses, has been gaining ground among European neo-esoteric circuits. Over 18 million people across the globe currently participate in the ritual, which characteristically involves the use of music as one of the mediatory tools for transmitting the doctrinal principles after drinking Ayahuasca. Usually, the UDV masters use phonograms of various musical categories, which thus acquire a symbolic and functional dimension during the ritual. Through fieldwork and participant-observation, the established community in Portugal – the focus of this thesis – and the digital communities of Musincante and Músicas do Alto, allowed me to understand the constituent elements that encompass the entire UDV community. The main objective is related to the possibility of observing this doctrine as a place of systematic and formal knowledge. In relation to understanding the processes of constructing this knowledge, the act of listening was identified as a central element in the transmission of doctrine. Therefore, this thesis adopts the concept of listening performance as a means of exploring the ways in which the individual and the collective absorb the doctrinal knowledge from the music and how music assumes the role of mediator of knowledges transmitted in the context of the UDV community and the maintenance of knowledge in an extra-ritual context.
Descrição: Doutoramento em Música - Etnomusicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/16032
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf101.99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.