Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16032
Título: | Canções de fogo: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal |
Autor: | Lima, Patrícia Paula |
Orientador: | Sardo, Susana Bela Soares Albuquerque, Maria Betânia Barbosa |
Palavras-chave: | Música - Etnomusicologia Etnomusicologia Interpretação musical Rituais Fonogramas |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O ritual onde se utiliza a cocção conhecida por ayahuasca vem sendo
ressignificado em contextos urbanos há mais de oito décadas, sobretudo
após sua expansão iniciada pelos movimentos organizados. Essa experiência
derivante dos povos da floresta amazônica, vem ultrapassando tanto
fronteiras geográficas como culturais, sendo constantemente reinventada por
diferentes agentes. Contemporaneamente, o fenômeno abarca indivíduos
provenientes de várias partes do mundo incorporando legados doutrinários
de mestres originários da América Latina.
A linha doutrinária conhecida por União do Vegetal - UDV, na qual este
trabalho se centra, vem ganhando espaço entre os circuitos europeus neo
esotéricos. Atualmente o ritual é vivenciado por mais de 18 mil pessoas
espalhadas pelo globo e tem como característica, após a ingestão da cocção,
a utilização da música como uma das ferramentas mediadoras para a
apreensão dos princípios doutrinários. Usualmente os mestres da UDV têm
como característica a utilização de fonogramas de variadas categorias
musicais que adquirem uma dimensão simbólica e funcional no momento do
ritual.
A comunidade estabelecida em Portugal - foco desta tese – e as
comunidades digitais Musincante e Músicas do Alto, permitiram-me
perceber, através do trabalho de campo e de observação participante,
elementos constitutivos que abrangem toda a comunidade da UDV. O
enfoque parte da perspectiva de observar essa doutrina como um lugar de
conhecimento sistematizado e formal. No sentido de compreender os
processos de construção desse saber, foi verificado o protagonismo do ato
da escuta como elemento central para a apreensão da doutrina. Neste
sentido, esta tese adota o conceito de performance da escuta como meio de
explorar as formas como o indivíduo e o coletivo absorvem um saber
doutrinário a partir da música e de como esta assume o papel de mediadora
dos saberes transmitidos no contexto da UDV e de manutenção deste
conhecimento num contexto extra ritual. The ritual which uses the tea known as Ayahuasca has been re-signified in urban contexts for over eight decades, especially after its expansion initiated by organized movements. The experience - which derives from the people of the Amazon rainforest - has surpassed both geographical and cultural boundaries, as it is constantly re-invented by cultural mediators. Nowadays, the phenomenon involves individuals from all over the world, incorporating the doctrinal heritage of the masters from Latin America. The doctrinal strand known as the União do Vegetal - UDV, on which my work focuses, has been gaining ground among European neo-esoteric circuits. Over 18 million people across the globe currently participate in the ritual, which characteristically involves the use of music as one of the mediatory tools for transmitting the doctrinal principles after drinking Ayahuasca. Usually, the UDV masters use phonograms of various musical categories, which thus acquire a symbolic and functional dimension during the ritual. Through fieldwork and participant-observation, the established community in Portugal – the focus of this thesis – and the digital communities of Musincante and Músicas do Alto, allowed me to understand the constituent elements that encompass the entire UDV community. The main objective is related to the possibility of observing this doctrine as a place of systematic and formal knowledge. In relation to understanding the processes of constructing this knowledge, the act of listening was identified as a central element in the transmission of doctrine. Therefore, this thesis adopts the concept of listening performance as a means of exploring the ways in which the individual and the collective absorb the doctrinal knowledge from the music and how music assumes the role of mediator of knowledges transmitted in the context of the UDV community and the maintenance of knowledge in an extra-ritual context. |
Descrição: | Doutoramento em Música - Etnomusicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16032 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.